Início Leste de Minas Ministério Público recomenda que prefeito de Ipaba exonere seus dois filhos que...

Ministério Público recomenda que prefeito de Ipaba exonere seus dois filhos que ocupam cargos na administração municipal

0

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) expediu duas Recomendações ao prefeito de Ipaba, no Vale do Aço, estabelecendo prazos para que o agente político exonere seus dois filhos que ocupam os cargos de assessor de comunicação e de procurador-geral do município. Os documentos ainda recomendam que o prefeito não os nomeie para outros cargos em comissão na administração municipal.

Segundo o MPMG, os dois cargos não têm natureza política, portanto não podem ser ocupados por cônjuge, companheiro ou parente na linha reta, colateral, ou por afinidade, até o terceiro grau, da autoridade que fez as nomeações, conforme determina a Súmula Vinculante n.º 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Analisando-se os núcleos dos princípios da moralidade e impessoalidade, extraem-se algumas regras, dentre elas a vedação ao favorecimento familiar no acesso aos cargos públicos e realização de contratos, ou seja, ao nepotismo, que é combatido, no geral, por meio do concurso público e da licitação”, afirma o promotor de Justiça de Ipatinga Fábio Finotti.

Conforme as recomendações, o prefeito tem 30 dias para exonerar o ocupante do cargo de procurador-geral e 15 dias para exonerar o assessor de comunicação.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

(Fonte: MPMG)

SEM COMENTÁRIOS