Atlético perde para o Jorge Wilstermann em Cochabamba

0

Lento, pouco agressivo, sem inspiração e com vacilo na defesa. A arrancada do Atlético nas oitavas de final da Copa Libertadores foi com derrota. O Jorge Wilstermann não foi um mandante que se impôs, mas soube aproveitar a chance que teve no primeiro tempo e marcou o gol solitário da vitória, no estádio Félix Capriles, em Cochabamba, na Bolívia. No restante da partida, o Galo não soube explorar as limitações do rival, não incomodou o goleiro Olivares.

Com a derrota de 1 a 0, o Atlético terá de apelar para a força do time no Independência. O jogo de volta será dia 9 de agosto. Antes, o Alvinegro terá oito compromissos pelo Campeonato Brasileiro (neste domingo, pega o Botafogo, no Rio) e uma partida decisiva pela Copa do Brasil, também contra o Alvinegro carioca, no dia 26 de julho, pelo jogo de volta das quartas de final – o Galo venceu a ida por 1 a 0.

Atlético perdeu para o Jorge Wilstermann na Bolívia (Foto: Bruno Cantini / Atlético)

Sem intensidade

Roger Machado apostou em jovens para montar o Atlético contra o Jorge Wilstermann. Com vários desfalques na zaga (Leonardo Silva, Felipe Santana, Erazo e Rodrigão estão lesionados), o treinador recorreu a Bremer, campeão da Copa do Brasil Sub-20 com o Galinho e que já havia atuado nas vitórias sobre Chapecoense e Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro. No meio-campo, o garoto Yago foi mantido, mesmo com Adilson e Roger Bernardo à disposição. Esse último ficou ainda no banco de reservas como única opção para a zaga.

Com a bola rolando, o Atlético esteve longe de sofrer pressão dos donos da casa. Porém, o time foi instável defensivamente e improdutivo ofensivamente. Tentou marcar a saída de bola e criou sua melhor chance aos 19 minutos, em uma troca de passes entre Rafael Carioca, Fred e Robinho, que finalizou para fora.

Foi só. O ataque atleticano teve Fred isolado, Cazares apagado e Robinho errando quase todas as jogadas. Elias se aproximou pouco dos homens de frente. Houve muita troca de passes no meio-campo, mas sem evolução para a área adversária. Sem avançar, teve muito lançamento errado.

O Jorge Wilstermann explorou mais o lado esquerdo de ataque, principalmente com o brasileiro Serginho. Mas levava pouco perigo. Até que, aos 40 minutos, a defesa alvinegra vacilou. A bola foi lançada na área, nas costas de Yago. Bergese dominou e bateu cruzado. Gabriel salvou em cima da linha. No rebote, Álvarez, de meia-bicicleta, abriu o placar: 1 a 0.

No segundo tempo, o Atlético voltou com Valdívia no lugar de Robinho. Pouco mudou na equipe, que insistiu em bolas longas, sem surtir efeito. Ainda travado em campo, o Galo viu o Jorge Wilstermann reclamar pênalti aos sete minutos, quando a bola bateu na mão de Alex Silva na área.

Para dar mais fôlego ao time, Roger Machado sacou Elias aos 16 minutos para a entrada de Otero. Aos 29, trocou Fred por Rafael Moura. O Atlético esboçou alguns momentos de ataque. Somente aos 35 minutos levou perigo, com Rafael Moura cabeceando a bola na trave. Os bolivianos assustaram nos contra-ataques.

Elias confia na classificação

A derrota não abalou a confiança do volante Elias na classificação atleticana às quartas de final da Conmebol Libertadores Bridgestone. O jogo de volta será dia 9 de agosto, em Belo Horizonte.

“O que mais interferiu mesmo foi o campo. O estado do campo é ruim, o Palmeiras já veio aqui e reclamou, a gente está reclamando. Mas é isso que a gente encontra na Libertadores e temos que nos adaptar o mais rápido possível. O resultado de 1 a 0 não é tão difícil de se virar, então, agora, é corrigir, descansar bem para, quando chegar esse jogo, a gente estar preparado para vencer”, comentou o meio-campista alvinegro.

“Contamos com o apoio do torcedor e a gente sabe que vai melhorar para chegar nesse jogo decisivo e poder reverter o resultado”, completou Elias.

Roger Machado aposta na força da torcida

O técnico Roger Machado aposta na força da Massa para vencer o Jorge Wilstermann, no dia 9 de agosto, em Belo Horizonte, e avançar às quartas de final da Conmebol Libertadores Bridgestone.

“A gente nem precisa pedir porque sabe que o torcedor sempre comparece para nos ajudar. A casa cheia do adversário não nos intimidou, mas a gente sabe que o nosso torcedor, em casa, tem o costume de pressionar muito e isso faz a diferença a nossos favor”, afirmou o treinador.

Acerca da derrota por 1 a 0 no jogo de ida, na noite desta quarta-feira, no estádio Félix Caprilles, em Cochabamba, na Bolívia, o comandante alvinegro avaliou que a mudança de característica do time atleticano foi determinante.

“Acho que o nosso erro fundamental e determinante para sair, principalmente do primeiro tempo, em desvantagem foi que, depois do início, quando a gente conseguiu se aproximar para jogar, tendo em vista que o adversário joga muito em bola lançada, em profundidade, passamos a usar do mesmo expediente e brigar pela primeira e segunda bola. Fugimos da nossa característica, dando a vantagem ao adversário nesse tipo de jogo. Já no segundo tempo, com as mudanças, conseguimos nos aproximar um pouco mais, ter mais a bola e entrar no campo do adversário. Conseguimos uma bola na trave com o Rafael Moura, no final, que poderia ter no dado o empate, mas foi pouco. mas foi pouco. Foi pouca a nossa produção, principalmente pelo equívoco de igualar o jogo em bolas aéreas, e a gente não estava feliz e nem muito próximo para conseguir esse tipo de jogo”, analisou.

“Mudou a característica e tentou usar o mesmo tipo de jogo do adversário. A gente não trabalha para fazer esse tipo de jogo. As bolas eram lançadas e, pressionados pelos atacantes, nossos zagueiros tinham pouca opção de passe. Quando a gente conseguia chegar nos nossos volantes, os jogadores de frente estavam com pouca movimentação para se aproximar e a gente conseguir chegar tabelando e conduzindo a bola para dentro do campo do adversário. Acabamos usando o expediente da bola de primeira e segunda, que não é nossa principal virtude. Aí, você iguala a característica do adversário e ele tem vantagem porque joga nessa circunstância”, acrescentou Roger Machado.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Super Esportes e Site Oficial do Atlético-MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui