Início Norte de Minas Polícia de Meio Ambiente recolhe cavalos que pastavam no Parque da Lapa...

Polícia de Meio Ambiente recolhe cavalos que pastavam no Parque da Lapa Grande, em Montes Claros

0

Sete cavalos que estavam pastando no Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, foram apreendidos e levados para o curral municipal nesta quarta-feira (26/04/2017), pela Polícia Militar de Meio Ambiente. De acordo com a gerente do parque, os cavalos foram encontrados pelos fiscais durante rondas de rotina pela unidade de conservação. A presença de animais domésticos no parque é proibida em função das nascentes e áreas de regeneração de plantas nativas.

“Temos dois funcionários que fazem rondas diárias pelo parque; em uma dessas rondas, percebemos a presença dos cavalos. Isso gera vários problemas para a conservação das nascentes e flora. Nas nascentes, os animais pisoteiam a área e muitas delas não sobrevivem. Eles também comem e pisoteiam os brotos que estão junto ao capim. Com isso, eles impedem a regeneração natural da área. No último plantio que fizemos, havia bois pisoteando a área”, explica a gerente do Parque, Elisângela Alves Mota Chinelato.

Cavalos estavam pastando em área de conservação (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Segundo a gerente, a presença de animais na área é sazonal. Em períodos de seca, o problema aumenta. “Temos de fazer um trabalho de monitoramento constante, apesar de muitos proprietários saberem da proibição. A Polícia Militar é chamada para registro da ocorrência e, quando identificamos de quem é o animal, levamos o caso ao conhecimento da Promotoria de Meio Ambiente, que intima os proprietários. Há casos de reincidência, onde os donos perdem a propriedade dos animais”, detalha.

Os cavalos levados ao curral municipal nesta quarta-feira não estavam identificados.

Parque Estadual da Lapa Grande

A área da unidade de conservação tem 15.320 hectares. Atualmente, o parque está fechado à visitação com previsão de reabertura ainda no mês de maio, com a presença de 21 novas contratações.

Replantio das mudas no Parque da Lapa Grande (Foto: Parque da Lapa Grande/Divulgação)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

(Fonte: G1 Grande Minas)

SEM COMENTÁRIOS