Depressão: entenda essa doença! – Coluna Nilberto Antônio

0

Prezado leitor, hoje falaremos de um assunto muito sério: A Depressão.

Muito tem se falado sobre isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem emitido alertas constantes sobre os riscos. No entanto, a grande maioria da população desconhece a doença, tratando-a como “frescura” “falta de vergonha na cara” dentre outras denominações pejorativas. Entretanto, esta é uma doença séria, com alto grau de incidência e extremamente incapacitante.

Agora que sabemos que depressão não é “frescura”, é preciso se informar sobre a doença, conhecer suas características, somente assim podermos ajudar aqueles que sofrem dessa doença.

A Depressão é uma doença psiquiátrica, crônica, que causa uma alteração no humor caracterizada por uma profunda tristeza, desencanto, desesperança, baixa autoestima, sentimento de culpa, alteração do sono e do apetite.

Estima-se que a Depressão afete cerca de 350 milhões de pessoas no mundo. Porém nem todas essas pessoas são afetadas da mesma forma, uma vez que podemos ter quadros com intensidade e duração variadas. Casos graves de depressão podem levar o paciente a tomar atitudes extremas, como o suicídio. Daí a importância de procurar o quanto antes atendimento especializado. Assim como grande parte das outras doenças, a depressão não “escolhe” alvos específicos. Homens e mulheres, crianças, adultos e idosos podem ser acometidos por essa patologia.

Uma das principais dificuldades enfrentadas por quem sofre de depressão é entender e fazer com que os outros entendam que ela não é “frescura”, mas sim uma doença. Isso significa que precisa de tratamento medico e psicológico, pois esses profissionais são capazes de orientar e, se necessário, medicar adequadamente o paciente.

Claro que é preciso aqui deixar claro a diferença entre depressão e tristeza. Todos nós, quando diante de situações difíceis e desagradáveis, quando perdemos alguém querido, quando sofremos alguma dificuldade, podemos ficar tristes. Entretanto, nas pessoas sadias, diferentemente do indivíduo com depressão, a tristeza é superada. O indivíduo com depressão sente uma tristeza que muitas vezes é sem um motivo específico e não é superada sem auxílio médico e psicológico.

Além do sentimento de tristeza e do estado deprimido, são sintomas comuns na depressão: alteração de peso (perda ou ganho); distúrbio de sono (insônia ou sonolência excessiva); agitação ou apatia, quase todos os dias; fadiga ou perda de energia constante; culpa excessiva (sentimento permanente de culpa e inutilidade); dificuldade de concentração; ideias suicidas (pensamentos recorrentes de suicídio ou morte); baixa autoestima e alteração da libido.

Uma grande barreira ao tratamento é que muitos pacientes tem preconceito com relação ao fato de procurar um psiquiatra ou mesmo um psicólogo. Por vergonha ou medo de que conhecidos fiquem sabendo, pacientes evitam procurar ajuda ou perdem um apoio importante dos entes queridos.

Existem algumas recomendações que podem ser muito úteis para o indivíduo com Depressão e a seus familiares:

– Depressão é uma doença como qualquer outra. Não é sinal de loucura, nem de preguiça ou de irresponsabilidade. Se você anda desanimado, triste e, especialmente, se isso acontece sem uma causa evidente, procure assistência médica. O diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho;

– Depressão pode ocorrer em qualquer fase da vida: na infância, adolescência, maturidade e velhice. Os sintomas podem variar conforme o caso. Nas crianças, muitas vezes são erroneamente atribuídos a características da personalidade e nos idosos, ao próprio envelhecimento. Não menospreze os sintomas. Em caso de dúvida, procure um profissional;

– Não esconda seus sintomas nem sua doença de sua família. A família dos portadores de depressão precisa manter-se informada sobre a doença, suas características, sintomas e riscos. É importante que ela ofereça um ponto de referência para certos padrões, como a importância da alimentação equilibrada, da higiene pessoal e da necessidade e importância de interagir com outras pessoas.

– Não tenha preconceito: Depressão é uma doença e o Psiquiatra e/ou psicólogo, pois estes são os profissionais mais habilitados a fazer o diagnóstico dessa doença e tratá-la. Não existe em procurar um Psiquiatra e/ou psicólogo se achar que você pode estar com Depressão.

Nilberto Antônio

Nilberto Antônio Gonçalves, psicólogo clínico com ênfase em atendimento de crianças especiais. Trabalha com Orientação Profissional. Psicólogo do Projeto Responsabilidade na Infância e Adolescência – RIA do Centro Social Mali Martin. Atua voluntariamente na Associação Amar e Renascer – Aamar (Instituição para tratamento de dependentes químicos) de Itamarandiba.

Facebook: Nilberto Antônio
Instagram: @nilberto_antonio
E-mail: nilbertog@ymail.com ou nilbertoantonio@bol.com.br
Telefone: (38) 9 9139-6023

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui