Início Leste de Minas Derramamento de óleo diesel no Rio Doce pode deixar moradores de Governador...

Derramamento de óleo diesel no Rio Doce pode deixar moradores de Governador Valadares sem água

0

Moradores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, podem ficar sem água nas próximas horas. Na manhã desta sexta-feira (31/03/2017), aproximadamente 3.000 litros de óleo diesel vazaram em um posto de combustíveis no bairro Lourdes. O líquido atingiu a rede pluvial do município e, por conseguinte, o rio Doce.

Como medida de prevenção, técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) solicitaram a interrupção da captação de água na cidade. “É uma questão de precaução para ter certeza que não houve contaminação”, esclareceu Pedro Barbosa, gestor ambiental da Semad.

Em um comunicado, a prefeitura afirmou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) já providenciou a contratação de caminhões-pipa para abastecer os reservatórios dos distritos de São Vítor e Recanto dos Santos, que já tiveram o abastecimento de água interrompido.

“A expectativa é que as análises da água sejam concluídas ainda neste sábado (1º), trazendo assim a previsão de quando o serviço de captação e distribuição de água pelo SAAE será normalizado”, diz a administração municipal, em nota.

Como o acidente também provocou a suspensão da captação de água na Estação de Tratamento Central, a recomendação da prefeitura é que toda a população de Governador Valadares economize água até que o problema seja resolvido.

De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, o gerente do posto afirmou que o vazamento de óleo diesel aconteceu quando funcionários do estabelecimento verificavam um outro escoamento em um tanque subterrâneo.

Conforme o relato do administrador, um cliente, ao manobrar seu veículo, teria colidido com um equipamento que realizava o procedimento de retirada do combustível da bomba. Por causa da batida, o óleo diesel vazou e atingiu a rede pluvial por meio de um bueiro.

A equipe da PM de Meio Ambiente cobriu o local com serragem por medida de segurança e o Corpo de Bombeiros realizou a captação de amostras de água em diversos pontos para a análise.

Caminhões-pipa abastecerão reservatórios (Foto: Divulgação/Prefeitura de Valadares)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

(Fonte: O Tempo / Ailton do Vale)

SEM COMENTÁRIOS