Derramamento de óleo diesel no Rio Doce pode deixar moradores de Governador Valadares sem água

0

Moradores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, podem ficar sem água nas próximas horas. Na manhã desta sexta-feira (31/03/2017), aproximadamente 3.000 litros de óleo diesel vazaram em um posto de combustíveis no bairro Lourdes. O líquido atingiu a rede pluvial do município e, por conseguinte, o rio Doce.

Como medida de prevenção, técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) solicitaram a interrupção da captação de água na cidade. “É uma questão de precaução para ter certeza que não houve contaminação”, esclareceu Pedro Barbosa, gestor ambiental da Semad.

Em um comunicado, a prefeitura afirmou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) já providenciou a contratação de caminhões-pipa para abastecer os reservatórios dos distritos de São Vítor e Recanto dos Santos, que já tiveram o abastecimento de água interrompido.

“A expectativa é que as análises da água sejam concluídas ainda neste sábado (1º), trazendo assim a previsão de quando o serviço de captação e distribuição de água pelo SAAE será normalizado”, diz a administração municipal, em nota.

Como o acidente também provocou a suspensão da captação de água na Estação de Tratamento Central, a recomendação da prefeitura é que toda a população de Governador Valadares economize água até que o problema seja resolvido.

De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, o gerente do posto afirmou que o vazamento de óleo diesel aconteceu quando funcionários do estabelecimento verificavam um outro escoamento em um tanque subterrâneo.

Conforme o relato do administrador, um cliente, ao manobrar seu veículo, teria colidido com um equipamento que realizava o procedimento de retirada do combustível da bomba. Por causa da batida, o óleo diesel vazou e atingiu a rede pluvial por meio de um bueiro.

A equipe da PM de Meio Ambiente cobriu o local com serragem por medida de segurança e o Corpo de Bombeiros realizou a captação de amostras de água em diversos pontos para a análise.

Caminhões-pipa abastecerão reservatórios (Foto: Divulgação/Prefeitura de Valadares)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: O Tempo / Ailton do Vale)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui