Direto de Brasília – Jerúsia Arruda

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda


PRESIDÊNCIA DO SENADO
O PMDB venceu mais uma vez a disputa pelo comando do Senado Federal. O partido completa 12 anos seguidos à frente da Casa com a vitória praticamente consensual na eleição desta quarta-feira. O novo presidente é o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que recebeu 61 votos, contra apenas 10 do senador José Medeiros (PSD-MT), que não contou sequer com o apoio do próprio partido. Diferentemente do antecessor, Renan Calheiros (PMDB-AL), que se envolveu em uma série de conflitos com o Judiciário, ao tomar posse, o novo presidente defendeu o diálogo entre os poderes, mas ressaltou que é preciso “ser duro quando um poder tentar se levantar contra o outro”. Eunício Oliveira ficará no cargo até o início de 2019.

O NOVO PRESIDENTE
Empresário com a segunda maior fortuna declarada no Senado (R$ 99 milhões em 2014), o senador Eunício Oliveira é defensor da agenda de reformas do presidente Michel Temer, de quem se diz “amigo” e “parceiro”. Mesmo cotado para suceder a Renan Calheiros desde a recondução dele, em fevereiro de 2015, Eunício só teve sua candidatura confirmada por aclamação da bancada do PMDB na quarta-feira, dia da eleição. O peemedebista também presidirá o Congresso e é o segundo na linha sucessória da Presidência.

SUCESSÃO NA CÂMARA
A sessão no Plenário da Câmara preparatória para a eleição da nova Mesa Diretora começou logo cedo e em clima quente, com pedidos de impugnação e de registro de candidatura fora do prazo. Para início da Ordem do Dia eram necessários 257 parlamentares, mas a sessão já começou com a presença de 415. Seis deputados disputam a presidência da Casa: Jovair Arantes (PTB-GO); Luiza Erundina (Psol-SP); Júlio Delgado (PSB-MG); André Figueiredo (PDT-CE); Jair Bolsonaro (PSC-RJ); e Rodrigo Maia (DEM-RJ). Cada deputado terá dez minutos para defender a sua plataforma.

TUDO PRONTO
No fechamento desta coluna os trabalhos de preparação para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados já estavam de vento em popa. Após a eleição do presidente, serão eleitos os outros 10 integrantes que compõem a Mesa Diretora que comandará os trabalhos da Câmara até 2019, com disputa para todos os cargos. Para vencer, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. A votação é secreta.

PAPEL DO PRESIDENTE
O presidente da Câmara dos Deputados é o primeiro na linha de substituição do presidente da República e também faz parte do Conselho de Defesa Nacional e do Conselho da República, órgão que decide sobre a decretação de intervenção federal e dos estados de defesa e de sítio. Ele tem direito a carro oficial, motorista e uma mansão como residência oficial, além de um jato da Força Aérea Brasileira à disposição, mas o salário é igual ao dos demais deputados.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA QUALIFICADA
A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) já está pronta para lançar seu projeto piloto, que vai formar mil agentes de Ater e beneficiar 10 mil famílias do semiárido. De acordo com o presidente Valmisoney Jardim, a proposta é operacionalizar junto ao agricultor familiar a partir do próximo mês, trabalho que logo deve ser ampliado para atender, em parceria com outros projetos, 70 mil famílias. O presidente destaca que à medida que a Anater começar a caminhar nos estados, será cada vez mais potencializada e vai atingir o objetivo pelo qual foi criada, que é reestruturar o serviço de assistência técnica e extensão rural em todo do País.

ALINHAMENTO
Finalizando os ajustes para lançamento do projeto piloto, na manhã desta quinta-feira, o presidente da Anater, Valmisoney Jardim, e o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, reuniram-se com o deputado Zé Silva (SD-MG). Na oportunidade, o parlamentar apresentou uma série de propostas visando uma dinâmica institucional de forma que a Anater possa, através de suas ações, promover o desenvolvimento rural sustentável, a valorização dos extensionistas, mais autonomia para as entidades de Ater e fortalecimento da agricultura familiar. Idealizador e principal mobilizador pela criação da Anater, Zé Silva defendeu que as propostas apresentadas são basilares para que a Anater alcance os objetivos maiores que ensejaram sua criação.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui