Direto de Brasília

0

JERÚSIA ARRUDA – www.facebook.com/jerusia.arruda

ACIMA DA MÉDIA
O difícil ano de 2016 fechou positivamente para a Codevasf, na região Norte de Minas Gerais. De acordo com balanço da 1ª Superintendência Regional, sediada em Montes Claros, os investimentos em 2016 chegaram a R$ 106 milhões. Os recursos foram investidos em acesso à água, inclusão produtiva, irrigação, revitalização da bacia do São Francisco, saneamento básico e recuperação de áreas degradadas. Segundo o superintendente regional, Rodrigo Rodrigues, a companhia conseguiu aplicar 99,93% do que havia sido previsto e ainda fechou o ano com todos os compromissos financeiros quitados.

CORRIDA PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
A semana começou na Câmara dos Deputados sob forte pressão das eleições para a Mesa Diretora que se avizinha. A corrida por apoio para o comando da Casa é marcada por reuniões de bancada e muita negociação, tudo para garantir o voto no dia 02 de fevereiro. Por enquanto, três nomes se despontam. O atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mesmo não admitindo oficialmente tentar a reeleição, trabalha para conseguir votos, tem o apoio não declarado do Planalto e é favorito, apesar de sua candidatura ser questionada. O líder do PTB, Jovair Arantes (GO), recebe o sustento do baixo clero. O outro concorrente, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), pode deixar a disputa em prol da união da base governista de Michel Temer. É que parte da bancada do PSD tem demonstrado preferência pela reeleição de Maia, posição presente inclusive em declarações do presidente do partido, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (SP).

MAL ANUNCIADO
A crise hídrica que o Distrito Federal vem enfrentando, inclusive com racionamento de água, é um problema que vinha sendo alertado por especialistas há treze anos. Em relatório da Secretaria de Segurança Pública, elaborado em 2003, durante o governo de Joaquim Roriz, as autoridades já alertavam para o risco de colapso dos mananciais do DF. Segundo o relatório, o colapso não é provocado apenas pela longa estiagem ou pela proliferação de condomínios irregulares, motivos alegados pelo governo, mas também por graves conflitos ambientais no que diz respeito à ocupação do solo e ao uso dos recursos hídricos.

MACONHA QUE CURA
A Anvisa aprovou o registro do primeiro remédio à base de maconha no Brasil. É o Mevatyl, indicado para o tratamento de rigidez excessiva dos músculos, relacionada à esclerose múltipla. O medicamento contém os dois princípios ativos da planta usados medicinalmente. O Mevatyl vai ser vendido com tarja preta e apenas para maiores de 18 anos.

ENEM DIVULGA RESULTADOS
Os estudantes que fizeram o Enem de 2016 vão conhecer o resultado um pouco mais cedo. O Inep, instituto que aplica a prova, antecipou a divulgação para esta quarta-feira. A data inicial estava prevista para amanhã. Também está agendada para hoje uma coletiva de imprensa, na qual o Ministério da Educação vai divulgar o calendário e as regras do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. O sistema seleciona estudantes para vagas em universidades públicas com base na nota do exame.

TURISMO SUSTENTÁVEL
2017 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Segundo a instituição, será uma ótima oportunidade para promover o papel do turismo no crescimento econômico, inclusivo e sustentável e na defesa dos valores culturais. No Brasil, o meio rural certamente é um destino ideal para pessoas que querem fugir da correria da cidade e curtir a calmaria da natureza. A declaração oficial pela ONU está marcada para esta quarta-feira, durante uma feira em Madri.

OS QUATRO PODEROSOS
De acordo com dados do Banco Central, o Banco do Brasil, o Itaú, a Caixa e o Bradesco têm 72,4% dos recursos das instituições financeiras do país. Em 2000, estes mesmos bancos tinham participação de 50,4%. O aumento significativo é explicado por operações como a incorporação do HSBC pelo Bradesco e da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil. Os dados do BC são relativos a setembro do ano passado.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui