IFMG comemora 65 anos de educação pública federal em São João Evangelista

0

O Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista (IFMG/SJE), fundado em 27/10/1951, celebra 65 anos de Educação Pública Federal no município e durante a semana de comemoração, de 24 a 29 de outubro, realizar-se-á dentre outras atividades a VI Semana de Ciência e Tecnologia, IV Seminário de Integração Acadêmica e a Comemoração do Dia do Servidor.

A história do IFMG – Campus São João Evangelista, fundado em 27/10/1951, teve início, em 1947, através da idealização dos Doutores Nelson de Sena e Demerval José Pimenta, que juntamente com os Senhores Oswaldo Pimenta, Monsenhor Antônio Pinheiro, Padre Davino Morais e Astrogildo Amaral fundaram a Sociedade Educacional Evangelistana. Em 1950, essa Sociedade, através de um termo de compra e compromisso, adquiriu da Senhora Ondina Amaral um terreno que possuía o nome “Chácara São Domingos” com uma área de 277,14 ha. Dava-se início, então, ao que hoje é Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista.

No dia 27 de outubro de 1951, foi publicado no Diário Oficial da União, um convênio entre a União e o Estado de Minas Gerais para a instalação da Escola de Iniciação Agrícola de São João Evangelista, então subordinada à Superintendência de Ensino Agrícola e Veterinário do Ministério da Agricultura. Em 1964 a denominação de Escola de Iniciação foi alterada para Ginásio Agrícola. Posteriormente, com o decreto nº 83.995 de 4 de setembro de 1979, foi alterada a denominação de Ginásio Agrícola para Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista-MG.

Em 29 de dezembro de 2008, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei nº 11.892 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Assim a Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista-MG passou a ser denominada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista.

Atualmente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus São João Evangelista oferta os cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, integrados ao Ensino Médio. Oferta também os cursos de graduação: Bacharelado em Agronomia, Bacharelado Engenharia Florestal, Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática. Oferta-se ainda os seguintes cursos de Pós-graduação Lato-Sensu: Especialização em Meio Ambiente e Especialização em Pecuária Leiteira com Ênfase em Tecnologias Sociais.

Na modalidade EAD são ofertados os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio nas áreas de Artesanato, Florestas e Reciclagem. Cursos de formação inicial e continuada são oferecidos pelo Campus por ocasião da tradicional Semana da Família Rural e também em parceria com o Senar Minas durante o ano todo. Através do Pronatec são ofertados cursos técnicos e de formação inicial e continuada em diversas áreas.

Para ofertar educação gratuita e de qualidade o Campus conta com professores e servidores técnico-administrativos altamente capacitados, na sua grande maioria doutores e mestres.



(Fonte: IFMG/SJE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui