Ocupação da UFVJM em protesto contra a PEC 241 chega ao sétimo dia com portaria principal fechada

0

A ocupação estudantil no prédio da reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, chega ao seu sétimo dia. O ato, deflagrado no último dia 13 de outubro, foi a forma encontrada por universitários para demonstrar sua insatisfação com a Medida Provisória (MP) 746 e em relação a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 que cria um teto de crescimento para os gastos públicos.

Desde o início da manhã desta quarta-feira (19), além da ocupação da reitoria, os estudantes fecham a portaria da universidade. Com apitos, faixas e cartazes, os discentes e alguns funcionários impedem a entrada no campus.

Estudantes manifestam em frente a portaria principal do campus (Foto: DCE UFVJM)

As atividades no prédio estão suspensas até o fim do acampamento, que não há previsão para ser encerrado. Por meio de nota, a reitoria da UFVJM declara “respeitar, compreender e apoiar a organização estudantil como um processo educativo, primado no exercício da cidadania e da democracia”.

“A Pec 241 foi aprovada em primeiro turno na Câmara. O que ela muda? Congela por 20 anos os investimentos em saúde, educação, previdência social, assistência social. Não importa quanto o país cresça, não haverá repasse em forma de benefícios para o povo! A população vai crescer, o número de idosos também e os recursos a serem investidos serão os mesmos. É triste. Divulguem essa maldade do governo Temer. A PEC foi aprovada em primeiro turno no dia 10 de outubro na Câmara dos Deputados, mas ela será votada novamente”, diz um trecho da publicação dos estudantes no Facebook.

Assista ao vídeo feito na manifestação:



(Fonte: O Tempo / Vídeo: Levante Popular da Juventude – Diamantina)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui