Bonecas do Vale do Jequitinhonha são eternizadas em conjunto de selos

0

Para valorizar ainda mais a arte popular brasileira, especialmente o tradicional artesanato mineiro, o Governo do Estado e a Regional dos Correios em Minas Gerais lançam, na próxima terça-feira (20/09/2016), um conjunto de selos com as premiadas bonecas de barro da Mestra Dona Izabel Mendes, do Vale do Jequitinhonha. O evento ocorre, às 10h, no Centro de Artesanato Mineiro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

A iniciativa dos selos foi originada do Vale Mais — Instituto Sociocultural do Jequitinhonha, que se inscreveu no edital dos Correios e apoia as mais diferentes manifestações culturais. A partir daí houve apoio efetivo do Governo do Estado, por meio da Coordenação do Artesanato da Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Sedif), Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e o parceiro Centro de Artesanato Mineiro.

As bonecas foram trabalhadas no barro com uma técnica peculiar, que foi passada para as gerações seguintes. Ela tinha prazer em ensinar e os seus filhos e netos aprenderam o ofício e se transformaram em referência na arte popular brasileira. Todos eles confirmaram presença no evento.

Os selos foram produzidos a partir de fotografias que integram o acervo do Centro de Arte Popular (Cemig), utilizando recursos de computação gráfica. Eles ilustram os valores que a Mestra Dona Izabel Mendes atribuiu ao universo feminino, destacando a beleza, as noivas e os seus buquês, entre outros momentos da mulher.

História

Nascida em Córrego Novo, em 1924, Mestra Izabel Mendes viveu a maior parte da sua vida em Santana do Araçuaí, distrito de Pontes dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha. A artesã faleceu em 2014, com 90 anos de idade. A sua obra foi vencedora, entro outros, da 7ª edição do Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e Caribe, quando concorreu com 90 trabalhos de 16 países.



Serviço:

Lançamento do Selo Comemorativo “As Bonecas da Mestra Dona Izabel Mendes”

Dia: 20 de Setembro (Terça-feira)

Horário: 10h

Local: Centro de Artesanato Mineiro (Palácio das Artes) – Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, BH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui