Rosemary Mafra assume a cadeira de Cezinha Alvarenga na Câmara de Governador Valadares

0

A suplente Rosemary Mafra (PC do B) tomou posse como vereadora na tarde desta terça-feira (26/4) na Câmara Municipal de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Há uma semana ela havia conseguido mandado de segurança na justiça para garantir que assumiria a vaga de Cezinha Alvarenga (PRB), um dos oito vereadores afastados de suas funções por ordem judicial pela Operação Mar de Lama.

Durante a posse, Rosemary destacou sua atuação nas áreas do direito, educação e filantropia; exaltou o crescimento da participação das mulheres na política e prometeu honrar suas funções como vereadora. Ela comentou a decisão de entrar com mandado de segurança para assumir o cargo público.

“A falta da providência administrativa me levou a entrar com um mandado de segurança, uma vez que o juiz entendeu que o direito líquido e certo de substituir seria meu, em razão da minha diplomação como primeira suplente, estou aqui com honra e prazer para exercer minha atribuição”, afirmou a vereadora.

Após a posse, o presidente da Câmara, o vereador Adauto Carteiro comentou em relação aos demais cargos que estão vagos. Segundo ele, “é um caso atípico, nós temos a lei de proporcionalidade e, por essa lei, a cidade comporta até 21 vereadores. Com a Rosemary assumindo, temos 22. Com os outros suplentes assumindo, teremos 28 vereadores. Estamos aí ocorrendo numa ilegalidade da proporcionalidade e também teremos problema com a folha de pagamento. A Câmara está fragilizada economicamente. Vamos ter que resolver. Vamos fazer as contas e resolver essa situação com o corpo jurídico da Câmara”.

Segundo ele, após o afastamento dos oito vereadores, os assessores destes foram exonerados, tanto por uma questão financeira, como também devido à impossibilidade de comprovar a frequência dos funcionários, que é feita pelos próprios vereadores. Foram exonerados 60 assessores, representando uma economia mensal de R$ 94.200 para os cofres da Câmara.

Rosemary Mafra tomou posse nesta terça-feira na Câmara Municipal (Foto: Zana Ferreira / G1)

(Fonte: G1 dos Vales / Inter TV)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui