Adolescente internado em hospital de Araçuaí está há 20 dias aguardando vaga para cirurgia

3

Um adolescente de 16 anos, morador do município de Virgem da Lapa, na região do Vale do Jequitinhonha, há 20 dias está internado no hospital São Vicente de Paulo, em Araçuaí, aguardando o surgimento de uma vaga em hospital credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para que ele possa se submeter a uma cirurgia no tornozelo, fraturado em um acidente de moto.

De acordo com a administração do Hospital São Vicente, o local não tem estrutura para fazer a cirurgia necessária. A secretaria municipal de Saúde não encontra vaga nos hospitais credenciados pelo SUS, onde a cirurgia pode ser feita e a família não possui cerca de R$ 8 mil para que ela possa ser realizada em um hospital particular.

O responsável pelo setor de regulação do São Vicente, Daniel Ronan, diz que o hospital já encaminhou toda a documentação necessária para a Central de Regulação do Estado. “Eles alegam falta de vaga em unidade que possa fazer a cirurgia. Já encaminhamos pedido para hospitais do Serro, Diamantina e Teófilo Otoni”, afirma o funcionário.

Ele informou que o jovem chegou a ficar internado por três dias em um hospital de Diamantina para realizar tomografias e retornou para o hospital de Araçuaí, para aguardar vaga para fazer a cirurgia.

Sofrimento

A mãe do adolescente, Terezinha Aparecida Pinto Lima Gomes, de 41 anos, está revoltada com a situação. Desde a internação, ela passa dias e noites ao lado do filho, Mateus Lima Gomes, que está na enfermaria masculina.

“Há noites que tenho de dormir sentada na cadeira. Quando vaga alguma cama, o hospital me cede agasalho e eu posso dormir mais tranquila”, conta a lavradora.

“Estou me sentindo péssima e entristecida. A alegria da gente é ver os filhos com saúde. Tenho outro filho que chegou de São Paulo. Não pude sequer ir para casa para fazer uma comidinha para ele”, lamenta dona Terezinha.

Ela diz ainda que se no decorrer desta semana o caso não for resolvido, ela vai procurar o Ministério Público em busca de uma solução.

“Disseram que se não encontrarem a vaga, não engessar o pé do meu filho e encaminhar ele para casa. Não vou aceitar. Tenho um irmão que passou por esta situação. Engessaram a perna dele que hoje está torta”, lembra a lavradora.

O adolescente conta que emagreceu pelo menos 2 quilos desde que foi internado. “Sinto dores na coluna por ficar este tempo todo deitado, esperando esta vaga. Espero que achem uma saída rápida”, destacou o jovem.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que está à procura de leito para o adolescente em hospitais que possa fazer a cirurgia.

A mãe conta que chega a dormir na cadeira ao lado do filho (Foto: Gazeta de Araçuaí)

(Fonte: Gazeta de Araçuaí / Repórter: Sérgio Vasconcelos)

3 COMENTÁRIOS

  1. As pessoas têm que saber dos seus direitos. Por isso após 24 horas que for cadastrado na central de leitos para transferência. O familiar do paciente pode acionar a defensor ia pública ou promotororia que atende a cidade que a pessoa mora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui