Adolescentes praticam assaltos à luz do dia em Araçuaí

0

Três menores, com idades entre 14 e 16 anos, promoveram ação audaciosa durante invasão de uma residência em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, na manhã de domingo (20/3). A vítima, a funcionária pública, B.N.C, foi surpreendida por volta das 6 da manhã, com dois elementos dentro da casa dela, na rua Dom Serafim, uma das mais movimentadas do Centro da cidade.

“Eu e meu esposo, acordamos com um barulho estranho na porta. Neste instante vimos um menor remexendo minhas coisas dentro do guarda-roupa. Meu esposo gritou e ele saiu correndo, levando um celular, notebook, perfumes e R$ 380 reais, que estavam em minha bolsa. O outro estava na sala, onde meu filho de 9 anos, dormia no sofá. Estou espantada com a coragem e audácia. Eles pularam do segundo andar do prédio. Na queda um deles, deixou um boné e a chave de uma casa. Corremos para a rua e eles se misturaram com os transeuntes”, disse a vítima.

O casal acionou a polícia. Os menores foram apreendidos, mas liberados em seguida pela Delegada de Plantão da Regional da Polícia Civil em Pedra Azul.

De acordo com a vítima, os pais dos menores compareceram na manhã desta segunda-feira (21) à Delegacia em Araçuaí, e estavam indignados com a atitude dos filhos que moram no bairro Canoeiro (Mutirão).

A mãe de um deles contou que o filho saiu de casa afirmando que iria assaltar uma loja e uma residência. “Um deles estava mancando e o outro com a boca inchada, por conta dos ferimentos que ele sofreu quando pulou do segundo andar da casa onde moro”, contou B.N.C.

Ela retornou na tarde desta segunda-feira, à delegacia em Araçuaí, na esperança de reaver seus pertences.

No mesmo horário em que a casa da funcionária pública era invadida, a Polícia Militar recebia outro chamado de um morador da Rua São Miguel no bairro Nova Esperança, periferia da cidade.

De acordo com a PM, a moto dele, uma XTZ 125 foi furtada de dentro da garagem da casa. A moto estava com a chave na ignição e ele registrou o furto, por volta das 6h30. O veículo e o autor do furto não foram localizados até o momento.

Na manhã de domingo, dois menores invadiram uma casa na rua Dom Serafim e pularam do segundo andar ao serem descobertos – Foto: Sérgio Vasconcelos / Gazeta de Araçuaí

Menores no crime

De acordo com informações da PM, tem crescido o número de ocorrências de furtos e roubos envolvendo menores.

Ainda na tarde de domingo, por volta das 14h30, dois menores de 12 e 14 anos, arrombaram um quiosque nas proximidades da rodoviária da cidade. A PM recebeu uma denúncia anônima e ao perceber a chegada de uma viatura, os menores tentaram fugir, mas foram apreendidos. Com um deles, foi encontrada uma nota de R$ 50 reais falsa.

No período da manhã do mesmo dia, uma moto Titan vermelha foi furtada, na Rua Mato Grosso do Sul, na Vila Magnólia. Após denúncia anônima, policiais militares localizaram o veículo abandonado nas proximidades do ginásio poliesportivo, na entrada do bairro Canoeiro (Mutirão). De acordo com a PM, três menores participaram do furto. O proprietário não quis registrar a ocorrência.

Na tarde de domingo, menores arrombaram um quiosque nas proximidades da rodoviária da cidade, mas acabaram sendo apreendidos – Foto: Sérgio Vasconcelos / Gazeta de Araçuaí

Crescimento da violência

Há muito tempo Araçuaí não é mais a mesma cidadezinha pacata e tranquila para se viver. Nos últimos anos ela vem se tornando cada vez mais perigosa e violenta, com registros de assaltos, furtos, arrombamentos, assassinatos e tráfico de drogas.

Atualmente a população local sofre com a atuação de assaltantes menores de idade, que agem nos principais pontos da cidade e bairros. Acobertados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao serem apreendidos, eles acabam retornando para as ruas para continuar a cometer crimes.

Para as vítimas, mesmo com troca de delegado e de Comando na Polícia Militar, o clima na cidade continua sendo de terror e medo. “Estamos sem segurança e acabamos presos dentro de nossas casas enquanto a bandidagem rola solta nas ruas”, reclamam as vítimas.

“O pior é que nos finais de semana, quando a violência é mais comum, costuma ficar apenas uma viatura dando cobertura a toda à cidade”, diz revoltado um funcionário público que pediu para não ser identificado.

A PM reconhece a falta de viaturas e de material humano e diz que o número de registros de violência está crescendo. Por conta disso, existe a cobrança para o aumento do efetivo que, segundo a assessoria de Comunicação da Companhia Independente em Araçuaí, será feito gradativamente.

Na noite do dia 28 de fevereiro, foram registrados três assaltos com requintes de crueldade, no bairro São Geraldo (foto) – Foto: Sérgio Vasconcelos / Gazeta de Araçuaí

(Fonte: Gazeta de Araçuaí)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui