Boato sobre aparecimento de lobisomem em Pedra Azul assusta moradores

1

Será verdade que um lobisomem foi visto caminhando nas ruas de Pedra Azul e sua foto tem assustado os moradores locais? A história fantasiosa foi publicada na madrugada desta terça-feira, 8 de março, no site de um renomado jornal da capital, que pelo jeito não pesquisou a origem da imagem. A foto usada para ilustrar a lenda contada no município do Vale do Jequitinhonha mostra o que parece ser uma figura humanoide, com pernas compridas e dobradas e com o corpo todo coberto de pelos. O texto que acompanha a publicação diz que a imagem foi registrada por uma câmera de segurança da cidade.

Diversos jornais e blogs usaram esta mesma imagem para noticiar o aparecimento de lobisomem em várias cidades do país. Em 1º de agosto de 2015, o jornal Correio Braziliense utilizou a mesma imagem para informar sobre um suposto aparecimento da criatura mítica em Ceilândia (DF). A reportagem de programa de TV foi à cidade para tentar descobrir se o bicho teria sido fotografado lá, mas ninguém soube dizer nada, levando a crer que se tratava de um boato espalhado nas redes sociais.

Imagem não foi registrada em Pedra Azul (Foto: Reprodução / Facebook)

Outros sites já afirmaram que a foto havia sido registrada em Franca ou em Botucatu (SP), em Campo Grande (MS), em Ponta Grossa (PR) ou em diversas outras cidades da Bahia e de Sergipe. No entanto, as primeiras postagens feitas com essa imagem afirmavam que o bicho teria sido fotografado na cidade paulista de Barra Bonita (SP). O site São Carlos em Rede divulgou no dia 30 de julho de 2015 que a foto foi registrada na Avenida Pedro Ometto, na altura do número 1562, na cidade do interior paulista. Abaixo, uma foto do lugar, feita pelo serviço de mapas do Google:

As imagens do Google são de 2011 (Foto: Reprodução / Google Maps)

O criador dessa brincadeira ainda não foi identificado, mas a verdade é que o suposto “Lobisomem” registrado em Barra Bonita virou boato em várias cidades do Brasil e inclusive em Pedra Azul, onde foi usado para ilustrar uma lenda contada de geração em geração.

Imagem surgiu em Barra Bonita, em São Paulo (Foto: Reprodução / Facebook)

Links antigos com a mesma foto

– 01/08/2015 – Correio Braziliense – Foto de lobisomem em Ceilândia intriga internautas

– 7 meses atrás – Balanço DF/R7 – Lobisomem teria sido flagrado em Ceilândia

– 31/07/2015 – Midiamax – Montagem? Moradores espalham que viram ‘ser estranho de SP’ em MS

– 31/07/2015 – Folha da Região – Imagem de lobisomem misterioso é de Barra Bonita

– 30/07/2015 – São Carlos em Rede – ET, Capeta, Chupa-Cabra: foto gera polêmica em Barra Bonita

Lenda do Bicho de Pedra Azul

Reza a lenda, que a criatura, também conhecida como Bicho de Fortaleza (antigo nome de Pedra Azul) e da Carneira, seria Joaquim Antunes de Oliveira, político e fazendeiro morto por volta de 1900. Numa das versões da história, o fazendeiro teria sido excomungado por padres jesuítas ao invadir uma igreja durante uma celebração na década de 1890.

Por volta de 1900, Joaquim teria morrido vítima de uma doença desconhecida, que o deixou paralisado e afastado do convívio social. Na década de 1930, durante mudança do cemitério da cidade, o coveiro abriu o caixão e descobriu que o corpo estava em perfeito estado de conservação. Após o depósito do corpo no novo cemitério, o túmulo teria rachado e segundo a lenda, pelos de animais foram encontrados nas rachaduras. Daí surgiu o nome Bicho da Carneira.

A lenda se espalhou e começaram a surgir boatos de que o fazendeiro saia de seu túmulo, tomando várias formas, como: cachorro, jumento, humanoide, outra vez de um rapaz bonito e bem trajado.

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo que escutei na infância em Diamantina, a versão mais difundida era de que um tal rapaz da família Antunes, que batia muito na sua mãe, quando veio a morrer, reaparecia em forma de lobisomem, em noite de lua cheia, e o seu túmulo ou carneira apresentava rachaduras com pelos saindo de dentro. Daí o nome de Bicho da Carneira, Bicho de Pedra Azul ou Bicho de Fortaleza (nome antigo da cidade).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui