Festival Internacional de Música Histórica de Diamantina recebe inscrições para mini-cursos e oficinas gratuitas

0

As atividades serão ministradas por convidados nacionais e internacionais, que irão oferecer aulas de órgão, canto, pífanos, cordas friccionadas, cordas dedilhadas, viola caipira (para iniciantes e avançados), construção de pandeirões e percussão. A programação do festival ainda terá concertos e aulas-espetáculos, convidando o público a descobrir as ricas influências das culturas ibéricas na música de tradição do Brasil.

De 19 a 28 de fevereiro, a riqueza da música tradicional de origens ibéricas no Brasil ganha lugar de destaque na cidade de Diamantina, no interior de Minas Gerais, com a realização da segunda edição do Festival Internacional de Música Histórica – De la Mancha ao Sertão: o Ibérico na tradição musical do Brasil. O evento reunirá em sua programação concertos, aulas-espetáculos, cursos, ciclos de debates e oficinas, proporcionando ao público uma experiência além da música em si, trabalhando, também, o pensamento e o estudo acerca da música histórica – seu percurso, suas vertentes, seus compositores – possibilitando, assim, a formação e aprendizado dos espectadores. Toda a programação tem entrada gratuita.

Em sua segunda edição, o Festival adota o termo “Música Histórica”, substituindo a expressão “Música Antiga” utilizada na edição anterior, como forma de integrar, para além da música erudita, registrada em partituras, os saberes passados de geração a geração pela tradição oral e o conhecimento popular, típico do sertão brasileiro. Para o diretor artístico do Festival, Marco Brescia, a mudança visa “abarcar o fazer musical disseminado pela tradição oral, ancestral, vernacular, custodiada pelas gentes dos Sertões do Brasil, que juntos conformam o riquíssimo arcabouço da cultura brasileira mais autêntica”.

O Festival contará com importantes nomes nacionais e internacionais, que permitirão ao público uma oportunidade singular de acesso à música histórica, por meio de concertos e do diálogo nos cursos, debates e oficinas. “A presença de especialistas nas mais diversas disciplinas conformam uma oferta de programação ampla e coerente, que busca entender o Brasil e suas raízes históricas”, complementa Marco Brescia.

A programação de oficinas e cursos conta com atividades relacionadas a prática de orgão, canto, pífanos, cordas friccionadas, cordas dedilhadas, viola caipira (para iniciantes e avançados) e construção de pandeirões e percussão. As atividades serão ministradas por convidados nacionais e internacionais, como Cristina García Banegas (Uruguai), Delia Agúndez (Espanha), Carles Magraner (Espanha), Robert Cases (Espanha), Ivan Vilela (Brasil) e Pau Ballester (Espanha). As inscrições são gratuitas e já estão abertas no site: www.musicahistoricadiamantina.com.

PROGRAMAÇÃO MINI-CURSOS E OFICINAS

Órgão

Professoras: Edite Rocha (PRT/BRA)/ Cristina García Banegas (URY)

Local: Igreja do Carmo

Datas e Horários: 22/02 – 14h00 | 17h00

23/02 – 9h00 | 12h00 e 14h00 | 17h00

24/02 – 9h00 – 12h00

Vagas: 12 alunos executantes e número livre de alunos ouvintes

Pré-requisitos para alunos executantes: organistas, cravistas e pianistas. Descrever a experiência e/ou formação prévia. Para a seleção, será considerada a ordem de chegada das inscrições juntamente com a devida experiência prévia descrita pelo candidato.

Canto

Professora: Delia Agúndez (membro do grupo Capella de Ministres – ESP)

Local: Teatro Municipal Santa Izabel

Datas e Horários: 22/02 e 23/02 – 9h00 | 12h30

Vagas: 15 alunos executantes e 10 alunos ouvintes

Pré-requisitos para alunos executantes: mínimo de 1 ano como aluno de canto de escola de música ou de professor particular, ou experiência prática como cantor(a), podendo ser em canto popular ou erudito. Para a seleção, será considerada a ordem de chegada das inscrições juntamente com a devida experiência prévia descrita pelo candidato.

Cordas friccionadas

Professor: Carles Magraner (diretor do grupo Capella de Ministrers -ESP)

Local: Casa de Chica da Silva

Datas e Horários: 22/02 e 23/02 – 9h00 | 12h30

Vagas: 12 alunos executantes e 12 alunos ouvintes

Pré-requisitos para alunos executantes: mínimo de 3 anos como músico instrumentista e/ou estudante de violino, viola de orquestra, violoncelo, gamba). Descrever a experiência e/ou formação prévia. Para a seleção, será considerada a ordem de chegada das inscrições juntamente com a devida experiência prévia descrita pelo candidato.

Cordas dedilhadas

Professor: Robert Cases (membro do grupo Capella de Ministres – ESP)

Local: Casa de Chica da Silva

Datas e Horários: 22/02 e 23/02 – 9h00 | 12h30

Vagas: 25 alunos executantes e 10 alunos ouvintes

Pré-requisitos para alunos executantes: mínimo de 3 anos como músico instrumentista e/ou estudante de violão, bandolim, cavaquinho, viola caipira, teorba ou outros instrumentos de cordas dedilhadas. Descrever a experiência e/ou formação prévia. Para a seleção, será considerada a ordem de chegada das inscrições juntamente com a devida experiência prévia descrita pelo candidato.

Percussão

Professor: Pablo Ignacio Ballester (membro do grupo Capella de Ministres – ESP)

Local: Museu do Diamante

Datas e Horários: 22/02 e 23/02 – 9h00 | 12h30

Vagas: 25 alunos executantes

Pré-requisitos: não há pré-requisitos. Será respeitada a ordem de chegada de inscrições.

Viola caipira (iniciantes)

Professor: Ivan Vilela (BRA)

Local: Casa da Glória

Datas e Horários: 22/02 a 26/02 – 9h00 | 10h00

Vagas: 15 alunos executantes

Pré-requisitos: não há pré-requisitos. Serão aceitos alunos com viola de 10 cordas, violão, ou quaisquer instrumentos de cordas dedilhadas, interessados nos toques e afinações da viola caipira. Será respeitada a ordem de chegada de inscrições.

Viola caipira (avançado)

Professor: Ivan Vilela (BRA)

Local: Casa da Glória

Datas e Horários: 22/02 a 26/02 – 10h00 | 12h00

Vagas: 15 alunos executantes e 10 ouvintes

Pré-requisitos para alunos executantes: mínimo de 1 ano como músico instrumentista e/ou estudante de viola de 10 cordas. Descrever a experiência e/ou formação prévia. Será considerada a ordem de chegada das inscrições juntamente com a devida experiência prévia descrita.

Pífanos

Professor: Daniel Magalhães (BRA)

Local: Casa de Chica da Silva

Datas e Horários: 25/02 e 26/02 – 9h00 | 12h30

Vagas: 25 alunos executantes

Pré-requisitos para alunos executantes: não há pré-requisitos e não é necessário que os interessados tenham conhecimentos em instrumentos de sopro ou possuam instrumentos. No mini-curso, serão confeccionados pífanos. Será respeitada a ordem de chegada de inscrições.

Construção de pandeirões

Professor: Carlinhos Ferreira (BRA)

Local: Museu do Diamante

Datas e Horários: 20/02 – 9h00 | 13h00

21/02 – 9h00 | 11h00

Vagas: 25 alunos

Pré-requisitos para alunos executantes: não há pré-requisitos. Será respeitada a ordem de chegada de inscrições, porém os alunos participantes da oficina de percussão terão prioridade no preenchimento das vagas.

Observações:

– Todos os cursos são gratuitos.

– Para todos os mini-cursos, as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição, observando-se os pré-requisitos específicos. Os excedentes ficarão em lista de espera e poderão ser convidados a participar até o dia de início das atividades.

– Os mini-cursos de construção de pandeirões e de pífanos incluem os materiais necessários para confecção dos instrumentos.

– Cada aluno participante dos demais mini-cursos de práticas instrumentais deve levar seu próprio instrumento.

– Para alunos que não morarem em Diamantina, está sendo disponibilizada hospedagem gratuita solidária. Consulte as condições na aba “serviços” do site do festival (www.musicahistoricadiamantina.com).

Serviço

2º Festival Internacional de Música Histórica – De la Mancha ao Sertão: o Ibérico na tradição musical do Brasil.

19 a 28 de fevereiro de 2016

Diamantina – Minas Gerais

Informações: www.musicahistoricadiamantina.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui