Prefeitura de Valadares divulga pontos de distribuição de água mineral e potável

0

A Prefeitura de Governador Valadares divulgou na manhã deste sábado (14/11) os oito postos de distribuição de água mineral e potável ao moradores do município. Desde o último domingo (7/11), o município, que tem quase 300 mil moradores, está com o abastecimento de água interrompido pela lama das barragens que cederam em Mariana, na região central de Minas Gerais.

De acordo com a nota, os pontos foram definidos estrategicamente para atender vários bairros das regiões do município. As famílias devem comparecer aos postos com a conta de água mais recente, mesmo que não tenha sido paga, para que seja carimbada para controle.

A prefeitura irá distribuir galões de 20 litros de água mineral e irá disponibilizar caixas d’água com água potável para que os moradores que levarem vasilhames possam enchê-los.

Confira os oito pontos de distribuição de água:

1. Local de Distribuição: Praça de Esportes (Rua Afonso Pena, 2.270, Centro)

Horário de atendimento: 9h às 17h

Bairros de abrangência: Centro, Esplanada, São Tarcísio e Ilha dos Araújos

2. Local de Distribuição: Escola Pe. Pedro Crisologo (Rua Jacarandá, 18, CARDO)

Horário de atendimento: 13h às 17h

Bairros de abrangência: SIR (lado esquerdo da linha férrea), Cardo, Vila Mariquita, Jother Peres, Sítio das Flores, Alto Esplanada, Belvedere, Chácaras Braúnas

3. Local de Distribuição: Escola Municipal Chico Mendes (Rua Trinta, 102, Santos Dumont)

Horário de atendimento: 13h às 17h

Bairros de abrangência: Capim, Universitário, Santos Dumont, Santos Dumont II

4. Local de Distribuição: Escola Estadual Adelaide (Rua Pe. Leonardo Sene, Altinópolis)

Horário de atendimento: 13h às 17h

Bairro de abrangência: Altinópolis

5. Local de Distribuição: Creche Criança Sorriso (Rua Darcy Martins dos Santos, 389, Santa Paula)

Horário de atendimento: 13h às 17h

Bairro de abrangência: Santa Paula

6. Local de Distribuição: Escola Municipal Vereador João Dornelas (Rua 5, Jardim da Penha)

Horário de atendimento: 13h às 17h

Bairros de abrangência: Vitória, Figueira, Novo Horizonte, Penha

7. Local de Distribuição: Escola Estadual Professora Theolinda de Souza Carmo (Rua Joaquim Costa, s/n, Santa Rita)

Horário de atendimento: 13h às 17h

Bairro de abrangência: Santa Rita

8. Local de Distribuição: CRAS São Raimundo (Rua Ametista, 390, São Raimundo)

Horário de atendimento: 13h às 17h

Bairros de abrangência: Vera Cruz, Conquista, São Raimundo, Vila dos Montes

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Atualmente, chegam à cidade cerca de 3,2 milhões de litros de água por dia. São necessários, no mínimo, 15 milhões de litros de água por dia para abastecer 280 mil valadarenses. Em dias normais, a vazão média é de 60 milhões de litros por dia. A Prefeitura segue viabilizando toda a logística para o transporte dessa água. Mais de 40 caminhões-pipa já estão em operação. Outros 150 estão a caminho do município.

CAPTAÇÃO ALTERNATIVA

Equipes de trabalho já estiveram no rio Suaçuí Pequeno para organizar a obra emergencial de captação de água alternativa, ou seja, que não seja do rio Doce. Desde anteontem a Prefeitura já havia entregado um pré-projeto à empresa Samarco e ao Ministério Público. Materiais já foram solicitados e funcionários já estão apostos pra construir um sistema de captação de água alternativa.

COBRANÇA PELO CONSUMO

A água que está sendo fornecida pelos caminhões-pipa a Governador Valadares está sendo DOADA pelo governo do estado de Minas Gerais por meio da COPASA, ou seja, não haverá cobrança. A empresa Samarco, causadora de todo este caos no município, arca apenas com o custo da locação do caminhão-pipa. Toda a logística é executada pela Prefeitura de Valadares. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa que a leitura realizada pelos agentes do SAAE são sempre referentes ao consumo de até 45 dias retroativos, ou seja, as contas emitidas e enviadas à população neste mês de novembro são referentes ao consumo do mês de setembro/outubro. As contas que terão seus vencimentos em dezembro serão referentes aos dias de consumo baseados na data da última leitura.

QUALIDADE DA ÁGUA

O primeiro carregamento da água entregue pela Vale não serve para o consumo e não poderá ser distribuída para a população porque tem alto teor de querosene. O SAAE fez a análise da água depois de transportada nos vagões. A própria Vale, por meio do responsável pelas Relações Institucionais da empresa, Henrique Lobo, admitiu que os quatro primeiros vagões foram enviados por equívoco e que novos quatro vagões chegam ainda esta noite. A água com alto teor de querosene já foi descartada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui