3° Batalhão desenvolve projeto de Cinoterapia em Diamantina

0

A Polícia Militar de Minas Gerais estabelece como compromisso inalienável do Policial Comunitário valorizar a vida de pessoas mais vulneráveis: jovens, idosos, minorias, pobres, deficientes, entre outros; tendo como ponto de partida o conceito de justiça e de segurança como sinônimo de equidade.

Neste contexto, o 3º Batalhão da Polícia Militar, através do Canil Casaca Parda, iniciou na quinta feira, 23 de julho, o Projeto Cinoterapia junto ao Núcleo de Reabilitação do Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Diamantina, que atende pacientes de várias cidades do Vale do Jequitinhonha e de outras regiões do estado.

Cinoterapia é uma abordagem terapêutica que tem como diferencial o uso de cães como co-terapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais. Realiza atividades lúdicas que estimulam o equilíbrio, a fala, a expressão de sentimentos, a imaginação e o autoconhecimento.

As ações são realizadas por equipe multidisciplinar composta por Fisioterapeutas, Psicólogas, Terapeutas Ocupacionais e de Policiais Militares conduzindo cães empregados na atividade.

O cão age como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação e reeducação global do paciente. Desperta naturalmente emoções comunicativas no ser humano, bem como a realização de movimentos que haviam sido perdidos. Proporciona também, a socialização, abre espaço para a convivência em grupo, ajuda na inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, permitindo trabalhar a emoção, a comunicação, a marcha, a coordenação motora fina e grossa, o equilíbrio dinâmico e estático, a fala, a afetividade, o companheirismo, a atenção, o interesse, a tolerância.

O projeto de integração do Canil Casaca Parda do 3º BPM e do Núcleo de Reabilitação de Diamantina, tem como principal objetivo proporcionar novos estímulos, tentativas, realizações e conquistas, gerando melhora da autoestima e qualidade de vida dos assistidos e das famílias destes.

(Fotos e informações: Assessoria de Comunicação do 3° BPM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui