Oficina de calceteiros inicia as aulas práticas em Diamantina

0

Na segunda-feira (20/07) foram iniciadas as aulas práticas da oficina de calceteiros. Os doze participantes do curso, sendo seis funcionários da prefeitura e seis da Copasa, iniciaram o descalçamento e retirada de terra de um trecho da Praça Joubert Guerra, que fica em frente à Catedral.

Como uma vitrine viva, as aulas práticas, vão ocorrer ao longo da semana, abarcando todas as etapas da arte do Calceteiro. Na terça-feira, foi realizada a reposição do cascalho, areia fina e compactação da rua, quando será iniciado a composição dos traços, alinhamento e nivelação.

Já na quarta, quinta e sexta-feira, as aulas prosseguem com a continuação da reconstrução dos traços, colocação dos matacões e o recunhamento das pedras. Nesses dias, as aulas terão a participação e orientação dos tradicionais calceteiros Balbino e Tarcísio. De acordo com Ricardo Lopes, se necessário, a oficina prossegue até o dia 03 de agosto para finalização.

Esse projeto tem o objetivo de resgatar a técnica do calçamento recunhado a fim de formar mão-de-obra jovem de modo a possibilitar recuperação do calçamento de maneira gradual, mas contínua.

Para tanto, a Prefeitura de Diamantina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio estabeleceu parcerias com o Projeto Acerta Pedra do diamantinense Ricardo Lopes Rocha e a Copasa para a realização da Oficina de Calceteiros/Acerta Pedra.

Calçamento

O calçamento de Diamantina compõe o conjunto arquitetônico do Centro Histórico da Cidade, sendo um dos seus aspectos mais marcantes.

Antigamente as ruas foram recobertas por pedras oriundas do garimpo, que eram roliças e davam aspecto de um doce comum na região, o pé-de-moleque. Em meados da década de 40 a 1960 esse calçamento foi substituído pelo atual, chamado de romano ou recunhado.

Esse novo estilo, praticamente único no Brasil, inspirado nas calçadas da Roma antiga, se caracteriza por ter as pedras perfeitamente encaixadas, sem espaços entre elas, sendo que as próprias pedras fornecem a estabilidade ao conjunto, pelo fato de serem colocadas apertadas umas às outras, daí o nome: “recunhado” – uma alusão às cunhas de pedra que as apertam.

Recuperar e manter esse patrimônio requer resgatar a arte do ofício do calceteiro, profissional que detém as técnicas de encaixar as pedras como peças de um quebra cabeça sem o uso de cimento, de modo mais estável e duradouro.

Acompanhe todos os passos da oficina pelo blog – www.diamantinacertapedra.blogspot.com.br.

(Fotos: Diamantina Certa Pedra / Fonte: Prefeitura de Diamantina)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui