Sistema Olho Vivo já está em funcionamento em Teófilo Otoni

0

A expectativa é que os equipamentos ajudem a diminuir os crimes contra o patrimônio, roubo, furto e tráfico de drogas.

Após alguns meses de atraso, quatorze câmeras do Sistema de Videomonitoramento Urbano, conhecido como projeto “Olho Vivo” começaram a funcionar, em Teófilo Otoni. Os equipamentos estão distribuídos nas principais ruas e avenidas da cidade, sobretudo, na área central. A expectativa é que nos próximos dias mais duas novas câmeras sejam ativadas. Outras 16 câmeras serão instaladas/ativadas gradualmente ao longo desse segundo semestre (num total de 32). Por hora a previsão da Polícia Militar aponta que o serviço esteja operando com sua totalidade até o início do mês de dezembro.

O coronel Aroldo Pinheiro comandante da 15ª Região de Polícia Militar está otimista com a conclusão da primeira etapa do programa. “Essa é a primeira fase desse importante programa, pois em breve instalaremos mais 18 câmeras”, garantiu.

O comandante destacou que a prioridade pela região central se deve aos índices de roubos e furtos ao comércio. “Nas cidades onde o projeto foi instalado houve uma redução significativa dos crimes. Acreditamos que esse projeto Olho Vivo vai somar ainda mais para o sucesso do nosso trabalho”, disse.

Sistema Olho Vivo em Teófilo Otoni – Foto: Diário de Teófilo Otoni

Olho Vivo

Motivo de cobrança por parte da população, em especial comerciantes da área central da cidade, o sistema de videomonitoramento ‘Olho Vivo’, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos está em fase final de conclusão. Quatorze câmeras com imagens de alta resolução já estão em atividade. Elas fazem parte do projeto, que visa dar mais segurança a população.

A vigilância 24h das ruas e avenidas será feita, por meio de uma sala de controle, e segundo a PM, qualquer atitude suspeita não irá escapar das lentes destas câmeras, consideradas uma das mais potentes ferramentas no chamado policiamento ostensivo, tendo como principal meta assegurar a integridade das pessoas e do patrimônio público e privado.

O coronel Pinheiro ainda lembrou que, conforme levantamentos da Polícia Militar o sistema de videomonitoramento reduz consideravelmente o número de ocorrências nas áreas onde está implantado. “Temos hoje instalado, em diversas cidades, inúmeros equipamentos, demonstrando um investimento do governo e da Polícia Militar em medidas de combate a criminalidade. O sistema de videomonitoramento Olho Vivo consiste na presença ocular da Polícia Militar em diversos pontos da cidade de forma a complementar o serviço policial e redobrar a segurança”, informou.

Por fim, o militar assegurou que, havendo a presença de possíveis infratores, a central de monitoramento, imediatamente, comunicará com a viatura policial que verificará a situação no local.

Sistema Olho Vivo em Teófilo Otoni – Foto: Diário de Teófilo Otoni

(Fonte: Diário de Teófilo Otoni)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui