Matança de cachorros causa revolta em Coluna

1

Cerca de 20 cães de rua foram encontrados mortos na manhã desta quarta-feira, 17 de junho, no perímetro urbano de Coluna (MG). Moradores acreditam que o envenenamento em massa dos animais ocorreu durante a noite de ontem e madrugada de hoje.

“Um pouco do que eu vi! Quanta crueldade… A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.”, desabafou Natalia Lopes, que divulgou imagens de vários cães encontrados mortos na cidade.

“Minha nossa!!! Difícil de acreditar que barbaridades como essa acontecem tão perto da gente!!! Estou horrorizada Nati!!! Que o responsável por essa crueldade seja devidamente punido por esse crime de tamanho imensurável…”, disse uma amiga de Natalia.

Tamanha crueldade causou revolta e indignação na população. De acordo com uma moradora, a maioria dos animais mortos são oriundos da zona rural e de municípios vizinhos. Segundo ela, cachorros e gatos são soltos na entrada da cidade após adoecerem, se reproduzirem ou o proprietário não ter mais condição para cuidar.

“Enquanto os animais ficarem expostos à própria sorte pelas ruas, estarão sempre vulneráveis a isto… o problema a meu ver, só pode ser resolvido por ação conjunta das prefeituras da região, assumindo a questão como ao menos, parte importante de uma política de saúde coletiva (sabemos que animais abandonados podem ser portadores de doenças para toda a população) que inclua um tratamento digno aos animais. Digo que é um problema que requer solução conjunta dos poderes públicos, pois é sabido que ocorre frequentemente a prática (de forma anônima) de transportar e “soltar” animais de rua de uma cidade pra outra aí na região, literalmente “jogando” os pobres animais de um lado para o outro… triste demais!”, comentou outra moradora em uma rede social.

Construção de canil e castração

A situação poderia ser resolvida com o recolhimento dos animais. Moradores reclamam que as promessas de construir um canil e a castração dos animais em situação doe rua ainda não saíram do papel.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município, Adalton Barbosa, utilizou uma rede social para comentar sobre o caso. “Trajetória de Tobias e demais cães de rua que infelizmente não resistiu ao ódio de pessoas ruins de nossa cidade. Espero que a polícia investigue e que puna os culpados, pois a Prefeitura na presença do prefeito José de Brito, tem adotado uma política de tolerância mediante as enormes dificuldades de se resolver a situação desses cães. Não toleramos a forma que alguns têm adotado para resolver estes problemas, pois somos um governo cristão e acreditamos que a tolerância e a base da fé, acreditando que aqui se faz aqui se paga, esperamos que alguém denuncie, pois diante dos olhos dos homens podem se esconder, mas não diante dos olhos de Deus!”, disse o Secretário em seu perfil no Facebook. Ele também divulgou vários registros fotográficos da matança.

Certamente o caso será investigado pela Polícia da cidade, que poderá utilizar imagens de câmeras de segurança com intuito de localizar e prender o (s) autor (es) do crime.

Fotos da matança


Pessoas do bem

Na contramão da ação criminosa relatada acima, uma cadela prenha que foi atropelada em uma rua da cidade recebeu cuidados e nesta quarta-feira passou por um procedimento cirúrgico. Com a ajuda da equipe de resgate, formada por Natalia Lopes, Pedro Chaves e Marilene, ela pariu sete filhotinhos.


1 COMENTÁRIO

  1. E uma vergonha que está acontecendo nesta região, estive a poucos dias em São José do Jacuri, vi uma cadelinha amarrada com uma torra de madeira no pescoço, a cadelinha estava comendo os próprios filhotes, porque estava passando fome.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui