Hospital Santa Rosália lança campanha interna de doação de sangue

0

Para otimizar o número de doadores de sangue durante o inverno, o Hospital Santa Rosália, de Teófilo Otoni, lança nesta segunda–feira (08/06), a 2ª edição da Gincana Solidária do Núcleo de Hemoterapia, que tem como tema “Pintando o Mundo de Vermelho”. Esta iniciativa foi criada para dar mais visibilidade ao mês de Junho, por ser o mês do doador de sangue e também por causa do dia 14, que é o dia mundial deste apoiador. Outro motivo é que durante os meses de Junho e Julho o Banco de Sangue enfrenta uma baixa no estoque em decorrência do inverno, período em que ocorre também maior incidência das doenças respiratórias.

A Gincana ainda visa sensibilizar/conscientizar o colaborador do HSR e UPA a importância da doação de sangue, para que desta forma o estoque de sangue do Núcleo de Hemoterapia da instituição aumente em cerca de 50%. Para que o espírito competitivo seja aumentado convidamos 5 pessoas do meio artístico de Teófilo Otoni e região para apadrinhar as equipes que serão compostas, os padrinhos desta ação são: A blogueira de moda Vivi Ribeiro, que no mês Dezembro de 2014 estampou a tradicional campanha de doação de sangue da instituição, a miss messoamérica Vanessa Carvalho, o cantor Pedro Dias e as duplas sertanejas Jorge Neto e Gabriel e Altobelly e Robson.

Blogueira de moda Vivi Ribeiro, que no mês Dezembro de 2014 estampou a tradicional campanha de doação de sangue da instituição – Foto: Divulgação Hospital Santa Rosália

Vivi Ribeiro disse que para ela sempre é importante colaborar com uma ação tão nobre, além de, ficar feliz em saber que ela consegue mobilizar outras pessoas a praticarem este ato de amor. “Gosto de ações como esta, que tem como objetivo ajudar outras pessoas, e doar sangue é isso, é doar vida”, lembrou.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Hemoterapia do HSR Sarah Gazel neste primeiro semestre de 2015 foram cerca de 270 doações mensais, sendo que é o ideal é de 400 doações. “Nestes primeiros seis meses do ano tivemos muitos feriados além do clima mais frio que já chegou, isto faz com que tenha uma baixa nas doações”, disse.

A coordenadora ressaltou também que a instituição dá suporte a todos os Hospitais da cidade. “Somos o único Banco de sangue da região, hoje em dia atendemos os outros 4 hospitais de Teófilo Otoni além do Santa Rosália que dá suporte a mais de 80 municípios da região”, finalizou.

Requisitos para doar sangue:

– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos de idade;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar bem alimentado. Dê um intervalo de 3 horas após o almoço;
– Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais;
– Apresentar documento original com foto.

O Banco de Sangue de Teófilo Otoni está localizado na Rua Doutor Onofre, 575, centro – 4º andar do Prédio Anexo do HSR. Já a Gincana Pintando o mundo de vermelho acontece nesta segunda-feira, às 15 horas no auditório do HSR.

(Autor: Bárbara Freitas / Jornalista do Departamento de Comunicação e Marketing do HSR)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui