Onda de violência assusta a população de Araçuaí

1

População vai realizar passeata contra a violência na terça-feira, 5 de maio. A convocação está sendo feita pelas redes sociais.

Uma cidade à mercê do crime. Assaltos, furtos, arrombamentos de lojas, tentativa de homicídio e tiroteio. Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, assiste aterrorizada e intimidada, a uma onda de violência que disparou nas últimas semanas.

A Polícia Militar acredita que os crimes estejam sendo praticados por criminosos que foram libertados pelo Poder Judiciário recentemente.

Populares também denunciam a presença de bandidos da cidade de Teófilo Otoni, que estão agindo na região, um deles é foragido da Justiça.

Segundo relato de moradores do Conjunto Habitacional da Cohab, que pediram para não serem identificados, eles chegam a exibir armas e amedrontar a população nos bairros Nova Esperança e Lazaredo. Os bandidos estariam ligados ao tráfico de drogas.

“Temos informações sobre a presença desses bandidos na cidade e estamos montando estratégia de inteligência para surpreendê-los. Chegamos a perseguir um deles, que continua foragido”, informou o Tenente Gilamárcio da Silva Rocha, da Polícia Militar.

Na tarde de quarta-feira (29) e manhã de quinta (30) bandidos assaltaram uma joalheria e roubaram uma moto na avenida Nuno Melo, no setor bancário (foto) – Foto: Gazeta de Araçuaí

Mais crimes

No final da tarde de quarta-feira (29) um rapaz identificado como Lucas Tavares Murta, conhecido por Lacraia, de 20 anos presumíveis, foi baleado na rua da Estação, no bairro Esplanada. A Polícia Militar informou que Lucas Tavares possui inúmeras passagens por envolvimento no mundo do crime e que esta é a segunda vez que ele sofre atentado a bala.

Lucas contou aos policiais que estava sentado na via pública quando um individuo identificado até o momento como “Marcelão”, pilotando uma moto, disparou dois tiros contra ele. Um dos tiros atingiu as costas dele na região dos rins. Lucas Tavares foi socorrido por policiais militares e encaminhado para o hospital da cidade e seu estado de saúde é estável.

A motivação do crime não foi informada mas, informações dão conta que Lucas esteja envolvido em furto de motos.

Também na tarde de quarta-feira (29) dois elementos utilizando capacetes e vestidos com jaquetas pretas, invadiram uma loja de consertos de joias, na avenida Nuno Melo, próxima à Caixa Econômica Federal. Eles anunciaram o assalto e fugiram em uma moto, levando joías e dinheiro. Uma viatura da PM chegou a persegui-los mas ninguém foi preso.

Ainda na quarta-feira, uma garota de 14 anos foi esfaqueada no rosto e região lombar por outra adolescente de 17 anos, no bairro Canoeiros. A motivação do crime teria sido fofocas que a vítima estaria espalhando em relação a autora das facadas.

A vítma foi até ao quartel da PM pedir socorro e em seguida encaminhada para o hospital local, onde segue internada. A autora dos golpes encontra-se foragida e a polícia informou que ela está sendo procurada.

Na manhã desta quinta-feira (30) dois elementos armados, roubaram uma moto que estava estacionada na avenida Nuno Melo, ao lado da Caixa Econômica Federal. A moto foi abandonada na praça do Coreto porque o sistema antirroubo foi acionado e os bandidos decidiram abandonar o veículo, fugindo em seguida.

A Policia Militar informou que estão sendo feitas diligências na tentativa de prender os assaltantes.

Indignados com o crescimento da violência e a inércia das autoridades diante do crime, internautas estão convocando uma marcha pela paz que será realizada no dia 5 de maio.

Estatística

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), apenas no primeiro trimestre deste ano, foram registrados 20 roubos em Araçuaí, antes da escalada da violência disparada nas últimas semanas.

Desde 2012, o número só é menor que os roubos registrados em 2013. Na ocasião foram 22 ocorrências, no mesmo período. No primeiro trimestre de 2012 e 2014 foram registradas 8 e 13 ocorrências de roubo, respectivamente. (Gazeta de Araçuaí)

1 COMENTÁRIO

  1. Uma pena. Cidade que à pouco tempo atrás dormíamos de portas abertas, dormia nas calçadas no tempo de calor.
    Moro em São Paulo, e já não pode trocar a paz de São Paulo que não tem paz, pela paz de araçuaí , quem diria. cadê vocês autoridades?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui