Campus São João Evangelista do IFMG sofre impactos com os atrasos nos repasses do Governo Federal

0

Como é de conhecimento de boa parte da população brasileira, o ano de 2015 tem sido marcado por forte instabilidade econômica o que tem impactado diretamente a vida das instituições públicas federais. Isso acontece porque o Governo Federal, responsável pela manutenção financeira das mesmas, tem atrasado o repasse dos recursos financeiros para seu pleno funcionamento.

Até o mês de março apenas 1/18 de todo orçamento previsto para o ano de 2015 foi repassado, isso porque 30% dos recursos destinados ao MEC foram bloqueados o que tem precarizado o funcionamento das instituições de ensino federais. Aliado ao não sancionamento do orçamento de 2015 por parte da União.

Em decorrência da atual crise, universidades como a UFMG têm cortado gastos como destaca reportagem do jornal Estado de Minas do dia 19 de março de 2015.

“A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informou que ainda não tem previsão de retomar o ritmo normal de suas atividades. Em novembro e dezembro de 2014, a instituição recebeu cerca de R$ 30 milhões a menos do que o previsto no orçamento aprovado pelo Congresso. Por causa do déficit acumulado ainda no ano passado, ainda sem indicação de ser compensado, os gastos da instituição vão se manter reduzidos, pelo menos por enquanto.”

Como fator complicador, além dos atrasos dos repasses, aumentos como dos combustíveis e energia elétrica tem comprometido ainda mais o orçamento previsto para o ano.

No Campus São João Evangelista os maiores problemas gerados com essa falta repasses financeiros estão no atraso dos pagamentos de bolsas da assistência estudantil (Bolsa atividade, auxílio transporte, monitoria, tutoria, entre outras), falta de pagamento a fornecedores, disponibilidade de diárias para servidores, visitas técnicas, falta de seguro escolar, entre outros.

Diante de tal situação e assumindo as responsabilidades que o momento exige, a Direção do Campus João Evangelista solicita a colaboração de toda comunidade para que as atividades fins de nossa instituição (Ensino, Pesquisa e Extensão) sejam minimamente prejudicadas.

Nos próximos dias estaremos divulgando medidas de economia que atingirão todos os setores do Campus, mas que não prejudicarão a qualidade dos serviços prestados. Nosso objetivo é o de garantir o pleno funcionamento da instituição neste ano de 2015. Contamos com a colaboração de todos para que continuemos construindo o futuro de nosso Campus em base sólida.

A Direção está aberta a ouvir sugestões que venham amenizar os impactos no cotidiano do Campus.

(Fonte: Ascom do Campus João Evangelista)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui