Parque Municipal é inaugurado em Governador Valadares

0

Parque é margeado pelo rio Doce e fica na estrada de acesso ao Pico da Ibituruna. Foram gastos R$ 14 milhões nas obras, que demoraram 4 anos.

Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, agora tem um parque natural municipal. Ele é margeado pelo rio Doce e fica na estrada de acesso ao Pico da Ibituruna, importante cartão postal da cidade com 1.123 metros de altitude. São, ao todo, 403 mil metros quadrados de área construída emoldurados por importantes remanescentes de Mata Atlântica. O parque foi aberto à visitação na manhã desta sexta-feira (6) logo após a sua inauguração.

Parque foi inaugurado nesta sexta-feira (6) – Fotos: Jack Zalcman / Diário do Rio Doce

Playground, trilhas ecológicas, equipamentos para prática de ecoturismo e esportes de aventura, áreas cobertas voltadas à exposições artísticas e educativas, pista gramada para pouso de praticantes de voo livre e espaços destinados a viveiro, estufa e horta medicinal estão entre os atrativos. A estrutura conta ainda com Centro de Educação Ambiental, auditório, sede administrativa, mirantes e lanchonete, além de estacionamento com capacidade para 160 veículos.

O Parque foi construído por meio de uma parceria entre a Vale e o município e custou cerca de R$ 14 milhões. A inauguração faz parte das atividades alusivas aos 77 anos de fundação do município, comemorado no último dia 30. As obras tiveram início em 2012 e foram concluídas em meados de 2013, mas a inauguração foi adiada por causa de um incêndio sem causas conhecidas na sede e que exigiram reformas. A gestão é feita pela prefeitura de Valadares.

“É um paraíso verde, e bem perto de casa”, comemora a médica Ana Paula Vilas Boas, que levou a filha, Ana Luiza Vilas Boas, de 4 anos, para a inauguração. Ela mora no Village da Serra, ao lado do bairro Elvamar, sede do Parque. “É uma riqueza para a cidade e um presente para nós”, completou. A educadora Cinthya Rodrigues, de 27 anos, que acompanhava uma turma da Escola Municipal Marilourdes Coelho, também comemorou.

“As crianças adoraram. Vamos trazê-las outras vezes”, disse. “Se eu pudesse, viria aqui todos os dias”, contou o estudante Wallerson Fabrine, de 11 anos, na fila para receber pipoca. Para o relações institucionais da Vale, Henrique Lobo, a inauguração do Parque é um momento histórico. “O poder público e a Vale estão fazendo história. Esta geração será lembrada por ter resolvido transformar o que foi degradado”, diz.

A prefeita Elisa Costa (PT) lembrou da falta d’água na região sudeste e salientou a importância do gestor público ter uma visão ampla e integrada. “Uma Unidade de Conservação em Valadares traz benefícios não só para nossa cidade, mas para o nosso país e para o planeta. A responsabilidade de quem governa não está apenas em pensar no imediato; deve-se ir além e pensar adiante no tempo. As políticas públicas feitas hoje vão nos proporcionar um futuro melhor nas áreas da saúde, habitação, educação e meio ambiente”, enfatizou.

A Vale doou um ônibus para que o município realize o transporte agendado de grupos até o Parque. De acordo com a prefeitura, em breve o serviço estará disponível, assim como as informações para solicitação de uso. Quem quiser conhecer o Parque e optar pelo transporte público, deve tomar a linha 07 da Empresa Valadarense (coletivo), que liga o Centro ao bairro Elvamar. A entrada no parque é gratuita.

Segundo o diretor da unidade, Mário Izume, além de proteger os remanescentes da Mata Atlântica, no parque serão realizadas pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, de recreação e de turismo ecológico. A programação de inauguração vai até domingo (8).

Programação

Nesta sexta-feira o Parque Municipal iniciou as atividades às dez da manhã com plantio de árvore gameleira. Às dez e meia aconteceram as visitas ao mirante. Atividades finalizaram no período da tarde com atividades culturais e ao ar livre.

Neste sábado (7), às 7h30 acontece a caminhada, já às 8h30 será feito o passeio ciclístico. As atividades ao ar livre e educação ambiental acontecem às 9h e 10h. Para fechar o dia, às 14h serão feitas visitas em trilhas e a partir das 15h, tem música ao vivo.

No domingo (8), acontece o piquenique da família e passeios em trilhas começam a partir das 9h. E a partir das 14h as atividades finalizam com a roda de leitura.

(Hoje em Dia / G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui