Hospital de Itamarandiba não será fechado e HMGFG assumirá os plantões médicos

0

Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra assumirá os plantões de urgência e emergência a partir de 1º de fevereiro.

Nos últimos meses muito se falou da reestruturação hospitalar do município de Itamarandiba, em especial à cerca da mudança, a partir de 1º de fevereiro, dos plantões de urgência e emergência do Hospital de Itamarandiba (HI), administrado pela Loja Maçônica Esperança do Vale 15, para o Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra (HMGFG), administrado pela Prefeitura. Pensamentos e posicionamentos foram distorcidos e criou-se até a ideia de que o Hospital de Itamarandiba seria fechado.

Com intuito de explicar a necessidade e relevância da mudança, bem como trazer a verdade à população e funcionários de ambos os hospitais, a Prefeitura de Itamarandiba e Secretaria Municipal de Saúde realizaram, nessa quarta-feira, 28 de janeiro, no Plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública para que o assunto fosse debatido e esclarecido de maneira objetiva.

Reunião realizada no Plenário da Câmara Municipal de Itamarandiba – Foto: Ernane Frois / Divulgação

Fizeram-se presente ao evento o Prefeito de Itamarandiba, Sr. Erildo Gomes, o Vice-prefeito, Valdessi Fernandes, Secretária Municipal de Saúde, Aida Santos, Diretora Administrativa do Hospital Municipal, Ana Paula Campos, Presidente da Câmara Municipal, Sr. Eduardo Moreira, vereadores, médicos, representantes de instituições religiosas, associações comunitárias e de grupos políticos, além de grande participação da sociedade civil. Gestores do Hospital de Itamarandiba foram convidados, contudo, não compareceram ao evento.

Os participantes apresentaram relatos preocupantes, apontando, entre outras situações, a falta de recursos tecnológicos e humanos no Hospital de Itamarandiba. Um dos médicos presentes à audiência, Dr. André Viotti, explicou que ao longo dos anos o HI tem passado por dificuldades financeiras imensas. Segundo ele, tais problemas fizeram com que a instituição trabalhasse com um corpo técnico reduzidíssimo com profissionais assumindo duas ou três funções pelas quais nem sempre possuem qualificação apropriada. “No mês de janeiro o Hospital de Itamarandiba informou à prefeitura que não teria condições de assumir as urgências clínicas e obstétricas que chegassem ao plantão por falta de médicos. Deste modo, para assegurar atendimento à população é necessário que o Hospital Municipal permaneça de plantão nos dias pares e ímpares.”, mencionou o médico Dr. André Viotti.

A Secretária Municipal de Saúde, Aida Santos, informou que, em um ofício enviado pela direção do HI, foi salientado que a instituição não tinha condições financeiras para manter uma escala mínima de especialista para um plantão de urgência e emergência. Ao contrario disso, a Secretária assegurou que, atualmente, o Hospital Municipal, dispõe de uma equipe técnica de médicos clínicos e especialistas capacitada para oferecer um atendimento de qualidade para a população. “Hoje, esta mudança que propomos pode não agradar a todos, mas sabemos que é a única saída para a situação hospitalar do nosso município. Acredito que essa mudança trará mais qualidade para a população e futuramente isso será visível, como colocam os materiais técnicos que tratam sobre o assunto.”, diz.

Advertindo que os dois hospitais do município não possuem taxa de ocupação mínima necessária para manutenção de alguns recursos e de pleitear outros, o Prefeito, Erildo Gomes, explicou que com o atual modelo de atenção hospitalar, o Governo do Estado já o informou que não investirá na estrutura dos hospitais de Itamarandiba. Sendo assim, Gomes reforça que algumas medidas são extremamente necessárias. “Sei que esta atitude é anti-política porque não agrada a todos, mas, toda decisão, mesmo que seja para o bem, tem ônus. No entanto, diante das circunstâncias me vejo na intolerância de permanecer na zona de conforto. Sei que tantos que passaram pelo meu cargo visualizaram esta necessidade, contudo, não quiseram arriscar.”, desabafou.

O Prefeito aproveitou para salientar que o Hospital de Itamarandiba não será mais porta aberta para os plantões, mas, que continuará a receber os pacientes encaminhados pelo Hospital Municipal e pacientes com exames eletivos. Nesse sentido, Gomes fez questão de dizer: “Ao contrário do que foi dito por muitos, o Hospital de Itamarandiba não será fechado. Ele continuará a atender ao SUS, porém, de forma controlada e atenderá aos pacientes de convênios e particulares normalmente, como sempre ocorreu.”.

A mudança dos plantões de urgência e emergência do Hospital de Itamarandiba para o Hospital Municipal criou na população algumas dúvidas, as quais puderam ser sanadas durante a audiência. A plateia lotou o Plenário da Câmara e não se absteve em fazer perguntas. Dentre elas, referente ao futuro de alguns funcionários do HI, tendo muitos deles mais de 25 anos de carreira. O Vereador, Valdir Santos, propôs que o executivo municipal elaborasse projeto de Lei no qual tais funcionários tivessem prioridade em uma futura contratação de servidores para o Hospital Municipal. Proposta esta muito bem aceita pelo Prefeito Erildo Gomes, o qual, se comprometendo em observar a legalidade do termo, fez questão de argumentar que o Hospital de Itamarandiba, seus funcionários e diretoria sempre trabalharam lado a lado da Prefeitura na busca de melhorias para a saúde do município. Sendo assim, Gomes reforçou que o povo de Itamarandiba deve um agradecimento muito especial ao HI e completou: “nós não estamos aqui para prejudicar ninguém. O que for possível fazer por esses funcionários será feito. Foi à necessidade de mudar o quadro hospitalar de Itamarandiba, visando a melhoria da qualidade para a população e a redução de erros, que me deu forças para iniciar esta mudança tão difícil e muitas vezes postergada.”, finalizou.

(Ascom da Prefeitura de Itamarandiba)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui