31ª edição do Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha começa neste domingo

0

Começa neste domingo (29) mais uma edição do Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha (Festivale) em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Esta é a 31ª edição do Festival, que este ano reunirá artistas de diversas cidades da região. Durante uma semana, o público poderá apreciar as apresentações e participar de oficinas que vão movimentar a cidade de Araçuaí.

“Nestes sete dias do Festivale o público araçuaiense vai presenciar atrações culturais de música, poesia, teatro, fotografia, culinária, entre outras. A programação também incluiu oficinas e reúne artistas, agentes culturais, profissionais do setor, gestores públicos e privados e apreciadores das riquezas do vale de pelo menos 50 cidades da região”, garante o prefeito do município, Armando Jardim Paixão.

A abertura oficial do Festivale será no Distrito de Itira, em um local conhecido como Barra do Pontal, onde acontece o encontro dos Rios Araçuaí e Jequitinhonha. Itira é a mais antiga comunidade do município de Araçuaí.

De acordo com o diretor do departamento de cultura de Araçuaí, Luciano Silveira, uma das novidades desta edição do Festivale será a realização do primeiro Encontro de Corais que acontecerá na Praça do Coreto.

“Esse encontro está previsto para terça-feira, 1º de julho, a partir das 20 horas. Já confirmaram presença os corais Água Branca e Flor de Liz de Itinga; Nós de Minas e Vozes de Alagadiço de Coronel Murta; Flor da Terra de Francisco Badaró; Ribeirão de Areia de Jenipapo de Minas; Bem ti vi de Virgem da Lapa; Vozes do Jequitinhonha de Jequitinhonha e claro, os Corais de Araçuaí estarão presentes na abertura oficial, noite literária, e no encontro dos rios na comunidade de Itira”, conta Luciano Silveira.

História do Festivale

Em 1980 foi realizado a 1ª edição Festivale, na cidade de Itaobim, Vale do Jequitinhonha. Desde então, o evento se repete sempre com o caráter da inerência, tendo como objetivo principal valorizar, preservar e divulgar a cultura popular do Jequitinhonha, promovendo o intercâmbio entre os artistas e o público e a comercialização da arte aqui produzida.

Outras informações sobre o Festivale e a programação oficial de todos os dias estão disponíveis no site oficial da prefeitura de Araçuaí.

Festival de Música do Festivale

Confira a lista de artistas classificados que apresentarão nos dias 03 e 04 de junho no Festival de Música do 31º Festivale:

03/07/2014 – (Quinta-feira)

01- Alessandro Silva – Araçuaí
02- Beto Mota – Curvelo
03- Camila Gomes – Teófilo Otoni
04- Jorge Dikamba – Belo Horizonte
05- Grace Matos – Araçuaí
06- Herena Barcelos – Itinga
07- Ivan Pestana – Minas Novas
08- Luiz Bira – Itabira
09- Marinho San – Belo Horizonte
10- Volber Maciel – Turmalina

04/07/2014 – (Sexta-feira)

01- Anderson Rodrigues de Oliveira – Belo Horizonte
02- Danielle Bomfim – Brasília
03- Dentinho Aroeira – Joinville
04- Efrahin Maia – Colatina
05- Francisco Carlos Silva – Brumado
06- Diorgen Junior – Governador Valadares
07- Laécio Bethoven – Salvador
08- Laécio Bethoven – Salvador
09- Marcos Catarina – Belo Horizonte
10- Pedro Hoisel Ferraz – Belo Horizonte
11- Tavinho Limma – Ilha Solteira – SP
12- Walter Dias – Belo Horizonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui