Centro de Artesanato em Tecido será inaugurado em Itueta nesta sexta-feira

0

Espaço vai beneficiar mais de 300 pessoas das cidades de Itueta e região. Centro visa investir na geração de empregos nas cidades envolvidas.

Será inaugurado na noite desta sexta-feira (27), em Itueta, no Leste de Minas Gerais o Centro de Artesanato em Tecido de Itueta (CATI). O início do evento está previsto para as 19 horas, no Distrito Industrial do município. O novo espaço vai beneficiar mais de 300 pessoas das cidades de Itueta, Aimorés, Resplendor e Baixo Guandu, no Espírito Santo.

De acordo com a gestora de projetos sociais, Cynthia Barreiro Boechat, a ideia de construir um espaço como CATI surgiu devido a necessidade de investir na geração de empregos nas cidades envolvidas.

Mulheres de Itueta e região fazem bordados no Centro de Artesanato em Tecido da cidade – (Foto: Diego Souza/G1)

“Desde 2008 vínhamos promovendo reuniões com pessoas destas cidades para tratar da questão do desemprego. Criamos um projeto para uma fábrica de costura e enviamos para o Banco do Brasil que tinha uma linha de crédito para o Desenvolvimento Regional Sustentável, mas infelizmente, naquela ocasião não deu certo”, conta Cynthia Boechat.

Porém, em 2010, o projeto foi refeito e cerca de 80 mulheres da Associação das Mulheres Artesãs de Itueta (AMAI) foram contempladas com uma Escola Fábrica e passaram a produzir peças de artesanato no local.

“O novo projeto trazia a ideia de um espaço capaz de sediar cursos e ser capaz de atender a necessidade de produção das artesãs. Agora, quem vai gerir esse trabalho no CATI são as mulheres da AMAI junto com a Rede Vidas que foi a empresa quem elaborou o projeto. Várias pessoas desta região serão beneficiadas com este espaço que será inaugurado nesta sexta”, garante Cynthia.

Rede Vidas

A Organização Não Governamental Rede Vidas também foi parceira na elaboração do projeto que possibilitou a concretização do CATI em Itueta. Para a gestora de projetos da ONG, Cyntia Boechat Pereira, a Rede Vidas busca incentivar e fortalecer o comércio e a economia na cidade e região.

“Itueta precisa desse tipo de suporte. Por isso firmamos essa parceria cedendo o material e o local para a construção do Centro, justamente para incentivar essas mulheres. É uma grande oportunidade que elas estão tendo e isso enriquece não apenas a vida delas, mas o município também”, afirma Cynthia Bochat.

Cynthia Boechat mostra o espaço no CATI onde as artesãs poderão comercializar suas produções – (Foto: Diego Souza/G1)

Cyntia Carreiro Boechat ressalta ainda a importância da parceria para a cidade e a população de Itueta que buscam uma nova identidade.

“Isso se torna ainda mais importante porque temos aqui um povo sofrido, com perda de identidade devido à realocação recente da cidade. Antes a população de Itueta podia comercializar seus produtos com a passagem do trem [que faz o transporte diário de passageiros entre Belo Horizonte e Vitória-ES], mas agora, devido à construção de uma barragem e a mudança de cidade de local isso não acontece mais. Esse Centro vai ajudar na reconstrução dessa identidade”.

(Inter TV dos Vales / Diego Souza)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui