Ações voltadas para a paz e a convivência pacífica são destaque no Forpaz Araçuaí

0

No primeiro dia do Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar, gestores relatam experiências bem sucedidas realizadas em escolas do Vale do Jequitinhonha

A Escola Estadual Arthur Berganholi, em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, desenvolve o projeto “Semeando a Paz”, como forma de estimular a reflexão acerca de temas como a paz, a tolerância e a construção de um mundo melhor. A iniciativa, que busca promover uma convivência pacífica entre alunos e educadores, foi apresentada, nesta quarta-feira (04/06), durante o primeiro dia do Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar de Araçuaí (Forpaz).

Com o projeto, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental são estimulados a refletir e agir pautados pela ética e respeito ao próximo. “É um projeto que nós trabalhamos em três momentos. No primeiro, trabalhamos com os alunos a paz interior, a partir de jogos, textos, vídeos e músicas. Na segunda fase, eles são estimulados a construírem o conceito de paz em atividades como teatro. Por fim, nós trabalhamos a vivência da paz, com ações concretas, em que os alunos trocam mensagens cartões com mensagens com os colegas e se cumprimentam de forma respeitosa”, explica a diretora da escola, Janice Pereira Sá. A escola possui 405 alunos dos anos iniciais e realiza o projeto “Semeando a Paz” todos os anos.

Outro relato de experiência vem do município de Taiobeiras. Na Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes, a cultura é o instrumento para trabalhar a cultura da paz com os quase dois mil alunos do ensino médio. Com o projeto “Caipirol Dance”, professores e funcionários da escola trabalham a autoestima dos alunos, a partir de apresentações de música, danças e comidas típicas da culinária local. A ação é desenvolvida há 18 anos e conta com a adesão de todos os estudantes.

A literatura é outro elemento utilizado para trabalhar a temática da paz com os estudantes. “Temos o projeto Literarte” para trabalhamos as várias fases da literatura como o barroco e o realizamos. O esporte também é utilizado para integrar os estudantes. Com todas essas ações, nós buscamos fazer da escola um espaço de bom relacionamento entre os alunos. Queremos que eles tenham prazer em estar aqui”, destaca a diretor Mônica Alves dos Santos Costa.

Também em Taiobeiras, os mais de 800 alunos dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves participam de projetos voltados à mediação de conflitos, ao bullying e a importância do respeito e da ética. “Logo no início do ano, nós fazemos reuniões com os pais e alunos onde fazemos um estudo do regimento escolar, dos direitos e deveres de cada um”, lembra a diretora Ivanilde Rodrigues de Souza Costa.

A escola foi o destaque estadual do Prêmio Gestão Escolar 2012. Como prêmio, a diretora participou de um intercâmbio de 26 dias nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de conhecer experiências bem sucedidas na área da gestão escolar. “Uma das experiências que eu trouxe de lá para a minha escola é a normatização das ações da escola. é preciso ter uma rotina, saber planejar e cumprir o que foi estabelecido. Quando o que foi estabelecido é cumprido, os professores ficam bem, os alunos ficam bem e a convivência melhora”, ressalta Ivanilde.

Durante o ano letivo, as ações de promoção da cultura da paz ganham espaço com a realização de oficinas de pintura e artesanato.

Entre as ações desenvolvidas pela Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, em Taiobeiras, estão oficinas de pintura para os alunos – Foto: Arquivo da Escola

Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar

Durante os dias 04 e 05 de junho, a Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí sedia a XVI edição do Fórum de Promoção da Paz no Ambiente Escolar. Durante esses dias, educadores, gestores escolares, alunos e parceiros locais participarão de palestras e oficinas voltadas à formação de uma rede para a promoção da cultura da paz nas escolas da regional. Entre os temas das palestras estão: “Sistema e Ações de Garantia dos Direitos das crianças e do Adolescente”, “Políticas de Assistência, Segurança e Prevenção” e “Ações de Enfrentamento ao Crack”.

O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui