Programa “Fica Vivo!” promove festival de música em Governador Valadares

0

Evento visa incentivar envolvimento dos jovens tanto nas questões culturais e artísticas, quanto na construção de soluções para os problemas da criminalidade

Jovens que vão participar do evento neste sábado integraram oficina de música do Fica Vivo!

Um festival de música com canções produzidas especialmente por jovens em situação de vulnerabilidade social. Este é o evento que será realizado neste sábado (31/05), em Governador Valadares, no Centro de Prevenção à Criminalidade do bairro Turmalina. A iniciativa é da equipe do programa Fica Vivo!, que oferece oficinas voltadas para o esporte, a arte e a cultura para jovens de 12 a 24 anos em situação de risco social.

Iago Andrade e Vítor Gomes estão entre os que compuseram músicas e participarão do festival, chamado de “Fica Vivo! na Pista”. A canção dos adolescentes aborda a questão das drogas e eles estão confiantes. “É uma música muito boa de ouvir, tocar e cantar”, garante Iago. Ele participa das oficinas do Fica Vivo! desde meados de 2013. “Queria aprender a tocar violão, então entrei para a oficina. Tenho colegas que já tocam bem, mas eu estou aprendendo ainda”, relata o jovem de 13 anos. Iago é tio de Vítor, de 12 anos, e foi quem o incentivou. “Meu tio falou comigo do Fica Vivo! e eu comecei a participar no início deste ano. Achava que seria chato, mas fui me envolvendo e agora acho ótimo”, diz. Vítor também faz aula de violão e é quem vai apresentar a música da dupla no festival.

Segundo a gestora dos Centros de Prevenção à Criminalidade de Governador Valadares, Marcelina Martins Alves, o festival tem como objetivo promover o envolvimento dos jovens tanto nas questões culturais e artísticas, quanto na construção de soluções para os problemas da violência e criminalidade. “Criamos um espaço de competição saudável entre a juventude local, possibilitando o diálogo sobre a construção de respostas diferentes aos conflitos que existem nessas comunidades. Além de proporcionar momentos de lazer e interação, fomentar a criatividade e facilitar o diálogo com os jovens através da música”, destaca.

Nelson Eloi dos Santos, oficineiro do Fica Vivo!, orientou um grupo de alunos na composição de uma das músicas que serão apresentadas no festival e conta como foi o processo. “Discutimos com os jovens a proposta e, em princípio, eles acharam que seria muito difícil. Então começamos a trabalhar aos poucos, fazendo jogos de palavras e a cada semana escrevíamos uma estrofe”, lembra. A música será apresentada por três jovens e trata da realidade da comunidade.

Atuação desde 2006

O Fica Vivo! é uma iniciativa do Governo de Minas, sob a gestão da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), e foi implantado em Governador Valadares em 2006. Inicialmente, o programa foi instalado no bairro Turmalina e, desde 2008, atua também no bairro Planalto.

A iniciativa tem como objetivo controlar e prevenir a ocorrência de homicídios dolosos em áreas com altos índices de criminalidade violenta em Minas, melhorando a qualidade de vida da população. Criado em 2003, o programa se baseia em dois eixos de atuação, intervenção estratégica e proteção social, e oferece oficinas para os jovens das comunidades onde atua. Os focos das oficinas são a prevenção à criminalidade, a potencialização do acesso dos jovens aos serviços e aos espaços públicos, o favorecimento da inserção e da participação dos jovens em novas formas de grupos, a discussão de temas relacionados à cidadania e aos direitos humanos e a criação de espaços de resolução de conflitos e rivalidades.

O Fica Vivo! É desenvolvido, atualmente, em 31 Centros de Prevenção à Criminalidade em todo o Estado e, desde sua criação, o programa realizou, em média, 13 mil atendimentos por ano, reduzindo em 50% os índices de homicídio nas regiões que abrange.

Serviço

Evento: Festival de música “Fica Vivo! na Pista”, em Governador Valadares

Data: 31/05/14 – Sábado

Horário: 15h às 19h

Local: Centro de Prevenção à Criminalidade – Turmalina (Av. Coqueiral, 176 – Bairro Turmalina)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui