Exposição propõe outros olhares sobre a cultura do Vale Jequitinhonha

0

Diversidade cultural do Vale do Jequitinhonha é retratada em exposição no Espaço do Conhecimento UFMG

Questionamentos sobre as identidades e as múltiplas faces da cultura popular são alguns dos temas levantados na exposição Quando o Jequitinhonha Canta e Dança, realizada entre 15 de maio e 01 de junho, no Espaço do Conhecimento UFMG. A mostra integra uma série de atividades que têm como objetivo dar visibilidade às manifestações artísticas da região, através de fotografias, pinturas e registros audiovisuais que retratam aspectos diversos do Vale do Jequitinhonha, como arquitetura, cotidiano, personagens e paisagens locais. A abertura oficial da exposição acontece às 19h de quinta-feira, e contará com a apresentação “Poética Musical”, com a presença de artistas da região.

O Vale do Jequitinhonha possui uma produção cultural rica e diversa, mas que não é totalmente conhecida do grande público. Em função disso foi formada a Rede Jequitinhonha Cultural, uma espécie de fórum que reúne entidades locais com o objetivo de dar força e visibilidade ao conjunto das atividades. “Muitas ações já aconteciam, pulverizadas no Vale ou em Belo Horizonte. A ideia que resultou no desenvolvimento da Rede foi de criarmos um circuito para que essa produção ganhe visibilidade. Muitos projetos já aconteciam, mas não existia uma articulação e as coisas não circulavam nem mesmo dentro do Vale,” pontua Guilardo Veloso, produtor cultural e presidente da Valemais – Instituto Sociocultural do Jequitinhonha – uma das entidades fundadoras da Rede.

Como resultado dessa aglutinação de forças, surgiu o Quando o Jequitinhonha Canta e Dança, projeto amplo que contempla manifestações distintas que dialogam com o propósito principal de difusão da cultura do Vale, com ações que incluem o Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, o documentário sobre a folia de reis “Os Meninos e o Boi”, o relançamento do CD “Beira Mar Novo” do Coral Trovadores do Vale, além da realização de dois shows em BH, no mês de abril e de um seminário em Araçuaí, em fevereiro. A exposição realizada através da parceria entre a Valemais e o Espaço do Conhecimento funciona como uma celebração, uma espécie de síntese da interlocução existente neste cenário cultural. “As formas de expressão são muito amplas e essa exposição é importante por se tratar da primeira vez que conseguimos organizar uma mostra coletiva da arte do Vale”, explica Guilardo Veloso, salientando a importância da mostra como síntese do atual momento da rede e do projeto de difusão cultural proposto.

Para René Lommez Gomes, Diretor Científico Cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, realizar uma mostra de cultura tradicional no museu contribui para a desconstrução de olhares distantes e conservadores acerca dessas manifestações. “As pessoas mantém no imaginário uma ideia distante e um tanto estereotipada sobre a cultura popular, por isso é tão importante a exposição ter sido construída a partir da parceria firmada entre uma associação do Vale do Jequitinhonha e o Espaço do Conhecimento”, afirma. O diretor pontua também o papel do Espaço no debate sobre a construção dos saberes de diversas matrizes e como a exposição reflete este olhar múltiplo presente nas ações do museu. “Realizarmos uma mostra de cultura popular dentro do museu, um espaço que é visto muitas vezes como o lugar da cultura científica, é uma forma de desconstruir até mesmo ideias que hierarquizam o conhecimento”, completa.

Construção Coletiva

A exposição “Quando o Jequitinhonha Canta e Dança” apresenta recortes que retratam um pouco da produção artística e costumes culturais da região. A mostra traz imagens do documentário Os Meninos e o Boi, músicas do CD Beira Mar (Coral Trovadores do Vale), fotografias de Vilmar Oliveira e pinturas da artista plástica Marina Jardim, além de trechos do livro “Dicionário de Cultura Popular” (Frei Chico), resultado de anos de pesquisa sobre a religiosidade e cultura, que terá lançamento realizado durante exposição. “Não focamos em leituras individuais, não são ilhas. Todos estes trabalhos apresentam um diálogo coerente. A rede aposta justamente nessa coletividade. Naturalmente isso não impede que cada artista tenha a sua carreira, mas não é este o nosso objetivo”, afirma Veloso.

Luis Moraes, coordenador do Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG, chama a atenção para o que ele denomina de “reverberação cultural”. “A exposição vai retratar o Jequitinhonha como um polo irradiador de cultura. Não queremos trazer um mapa geopolítico da região, mas justamente questionar, mostrar que a cultura extrapola esses limites imaginados”, diz.

Sobre o processo de concepção da mostra, Luis Moraes enfatiza a parceria entre o museu e os proponentes. “O mais interessante é o fato de não ser uma exposição que chegou pronta. Eles tinham uma ideia clara sobre o contexto e a função dela, que é de divulgação da arte de uma região, mas acrescentamos a nossa leitura na forma como tudo seria apresentado”, conclui, ressaltando o aspecto colaborativo do projeto que se reflete na mostra.

Exposição Quando o Jequitinhonha Canta e Dança

Realização: Valemais – Instituto Sociocultural do Jequitinhonha e Espaço do Conhecimento UFMG
Patrocínio: Petrobras
Apoio: Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e Lapa Ação Cultural

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG – e da Rede de Museus e Espaço de Ciência e Cultura da UFMG.

Serviço: Exposição – Quando o Jequitinhonha Canta e Dança
Período: 15 de maio a 01 de junho
Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Circuito Cultural Praça da Liberdade
Valor: Entrada Franca
Mais informações: www.espacodoconhecimento.org.br
Informações para a Imprensa: (31)3409 8366 ou imprensa@espacodoconhecimento.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui