Marceneiro em Araçuaí transforma madeira de demolição em móveis de luxo

2

O apelido dele é “Escultor”. Não é para menos. Adelino Gonçalves da Silva, de 67 anos, é mesmo um artista. Ele transforma madeiras de demolição, dobradiças, ferragens, portas e janelas em móveis de design clássico, sofisticado e exclusivo, cativando decoradores e clientes.

Os canteiros de obras, amontoados por materiais que ainda chamamos de “lixo”, são na verdade uma verdadeira fonte de matéria-prima para o “Escultor”, que há 16 anos vive em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

(Foto: Gazeta de Araçuaí)

A nova vida dada a peças que seriam amontoadas em um aterro é o que Adelino Gonçalves explica como a “consciência ecológica” que já nasceu com ele, natural de Colatina, no Espírito Santo: “Aprendi a arte da marcenaria com meu pai, desde os 7 anos. Faço a reciclagem e a reutilização de produtos nos móveis”, enfatiza o Escultor.

Em um pequeno espaço na rua Costa Sena, região conhecida como Baixada, no centro antigo de Araçuaí, ele produz móveis de tipos variados, como, armários, balcões, cadeiras, peças raras e modelos de época, a exemplo de antigas cristaleiras, cômodas, balcões de bares e farmácias, entre outros. Há também móveis executados sob medida, utilizando madeiras como arco, peroba do campo, ipê.

Adelino Gonçalves não é apenas marceneiro. Ele chegou a dar cursos de corte e costura em entidades governamentais “Formei muitos jovens e adultos”, lembra ele.

Decepcionado, ele reclama que em Araçuaí não encontra apoio para ensinar sua arte. “Aqui você quer fazer as coisas e as pessoas não deixam. Quis transformar minha oficina em um ateliê para cursos, principalmente para jovens e adolescentes envolvidos com drogas, e não consegui”, reclama Adelino, responsabilizando principalmente os políticos. “Deveriam abrir cursos profissionalizantes na área de marcenaria, corte e costura entre outros, para dar oportunidade principalmente aos mais pobres” finaliza o construtor.

Ele pretende em breve fazer uma exposição dos móveis que serão colocados à venda. (Gazeta de Araçuaí)

2 COMENTÁRIOS

  1. Desde o primeiro dia que cheguei em Aracuai, a marcenaria de Sr. Silva me chamou a atenção. Hoje fui lá conhecer o trabalho dele. Um verdadeiro artesão, os móveis são magníficos, imponentes.
    Estou admirada com o trabalho que ele faz com peças de madeira, que de outra forma, iria para o lixo ou fogo.
    Parabéns Sr. Silva. Tomara que consiga expor esses móveis e ter o seu reconhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui