Vale do Jequitinhonha passa a contar com Centro Vocacional Tecnológico de Agricultura

0

O Governo de Minas vai inaugurar neste sábado (22) o Centro Vocacional Tecnológico de Agricultura, no município de Ponto dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha. A implantação do centro é uma iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) em parceria com a prefeitura de Ponto dos Volantes, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Universidade Federal de Minas Gerais. A proposta é que o espaço se torne uma referência para a agricultura familiar em práticas agrícolas produtivas, artesanato e de convivência com o semiárido.


(Foto: Divulgação Emater)

A cerimônia de inauguração será realizada às 15h30, na rua Inocêncio Ramalho, 425, bairro Antiga Quadra, em Ponto dos Volantes. Participam da solenidade o diretor do Departamento de Ater da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deputado federal Zé Silva, e o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno.

Para a construção do Centro Vocacional Tecnológico de Agricultura foram investidos cerca de R$ 850 mil. Os recursos são provenientes dos governos estadual e federal. O terreno para a construção do centro foi doado pela prefeitura, que também disponibilizou mão de obra. O espaço é dividido em dois blocos. No primeiro, foram construídas duas salas, com capacidade para 30 alunos cada uma. As salas são equipadas com kits multimídia e ar condicionado. Nesse bloco também foram construídos um refeitório e uma unidade didática para cursos sobre agregação de valor e fabricação artesanal de produtos da agricultura familiar. O segundo bloco será utilizado como alojamento. No total são dez apartamentos.

No primeiro bloco também funcionará o escritório da Emater-MG que coordenará as ações. “O Centro Vocacional Tecnológico de Agricultura será um ponto de apoio para os agricultores familiares na difusão de tecnologias, com a capacitação de agricultores familiares e técnicos. Acreditamos que o centro seja uma referência em tecnologias de produção e de convivência com o semiárido”, diz o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Zé Silva, o centro beneficiará não só Ponto dos Volantes, mas toda a região. “O Centro Vocacional Tecnológico de Agricultura é uma conquista de todos os agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha. Os produtores terão acesso a capacitações de qualidade em que serão abordados temas ligados diretamente à realidade deles. Esse espaço será um importante espaço para a troca de experiências, aprendizado e fortalecimento da agricultura familiar”, diz o secretário de Agricultura, Zé Silva.

Para o diretor do Departamento de Ater da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva, o Centro Vocacional Tecnológico vai criar oportunidades aos agricultores familiares de buscar o aperfeiçoamento dos processos de produção e de convivência com a biodiversidade da região. “É uma região que tem muitas potencialidades, então precisa de inovação tecnológica”, pontua o diretor Argileu Martins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui