Suspeito de estuprar filha nos Estados Unidos é preso no Vale do Jequitinhonha

0

Na última terça-feira (26/12), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) efetuou a prisão de um homem, de 56 anos, na cidade de Itinga, no Vale do Jequitinhonha. O indivíduo estava foragido e é suspeito de abusar sexualmente da própria filha durante quatro anos nos Estados Unidos da América (EUA), onde residia com a família.

A ação da PCMG foi desencadeada após um trabalho conjunto com a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e a Polícia Federal (PF), por meio da Interpol. O caso foi reportado em julho deste ano, quando a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) iniciou as investigações para localizar o suspeito, que estava sendo procurado pelas autoridades americanas.

Segundo a delegada Larissa Mayerhofer, titular da Depca, o investigado é acusado de abusar da filha, atualmente com 15 anos, nos EUA. “Foram expedidos três mandados de prisão em dois estados americanos, Massachusetts e Rhode Island, contra o cidadão brasileiro, que, em tese, teria cometido os abusos desde que a vítima tinha 10 anos de idade”, explicou a delegada.

Além dos abusos, a vítima era coagida pelo pai, que a ameaçava. “Ele dava presentes e dinheiro para a vítima como forma de silenciá-la e desacreditá-la perante a mãe, que desconhecia os abusos”, acrescentou Larissa.

A fuga do suspeito se deu após as autoridades americanas tomarem as providências legais e a Justiça local se pronunciar sobre o caso. Ele retornou ao Brasil em abril de 2022, buscando evitar a punição. O trabalho conjunto entre Ministério da Justiça, Interpol, e Polícia Federal possibilitou a instauração do inquérito policial em julho de 2023, culminando na representação pela prisão preventiva do suspeito.

O delegado Diego Lopes, também da Depca, informou que o suspeito tentou evitar a aplicação penal, fugindo para Conselheiro Pena, no Vale do Rio Doce, antes de se refugiar em Itinga. A equipe da PCMG deflagrou uma operação para cumprir o mandado de prisão preventiva.

A delegada Larissa concluiu destacando que o suspeito foi localizado na casa de uma tia e já se encontra no sistema prisional. “Ele estava em fuga há um ano e meio e agora ficará preso no Brasil, respondendo às leis brasileiras. Enquanto isso, a mãe, brasileira, e a filha, nascida nos EUA, permanecem lá”, finalizou. O caso segue sob investigação para esclarecimento completo dos fatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui