Mineira é eleita para o mais alto posto da Organização Internacional do Café

0

Uma mineira foi a escolhida para ser a nova diretora executiva da Organização Internacional do Café (OIC). Na última quinta-feira (10/2/2022), os representes dos países-membros da entidade elegeram Vanusia Nogueira para o cargo. Ela será a primeira mulher a ocupar o mais alto posto da OIC. A gestão será de cinco anos.

Vanusia Nogueira nasceu em Santa Rita do Sapucaí (Minas Gerais) e é filha e neta de produtores e comercializadores de café. Integrante do Conselho Nacional do Café (CNC), ela é doutora em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina). Formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrados em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de cursos internacionais de especialização nas áreas de finanças e gestão de relacionamentos.

“A eleição da Vanusia Nogueira irá somar muito para uma cafeicultura mais sustentável e justa no mundo. É um grande ganho para o setor. Ela é uma profissional que reúne conhecimentos do comportamento do café no mundo. O grande diferencial dela é conhecer como toda a cadeia de produção funciona, e suas as características”, afirma o coordenador técnico de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

A Organização Internacional do Café foi estabelecida, em Londres, em 1963, sob recomendação das Nações Unidas, devido à grande importância econômica da commodity. É o principal organismo intergovernamental para o setor e reúne governos de nações exportadoras e importadoras para enfrentar os desafios da cafeicultura global, por meio de cooperação internacional. Seus países-membros representam 98% da produção e 67% do consumo mundial do produto.

A missão da OIC é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável em um ambiente de mercado, para o aperfeiçoamento de todos os participantes do setor. Oferece uma contribuição prática para o desenvolvimento da cafeicultura mundial e para a redução da pobreza nos países em desenvolvimento. Vanusia Nogueira irá substituir o também brasileiro José Sette na direção da OIC.

——————

Sabia que o Aconteceu no Vale está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já curtiu ou seguiu nossas páginas nas redes sociais? Receba as notícias em primeira mão:
Google News
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui