Artesanato do Vale do Jequitinhonha ganha marca território

0

O Sebrae Minas, em parceria com o Conselho das Artesãs do Jequitinhonha, lançou no dia 21 de outubro, em Minas Novas, a marca território Vale do Jequitinhonha, com o objetivo de valorizar e fortalecer o artesanato local. A peça é composta pela imagem das famosas bonecas de barro, que trazem na sua essência a identidade das comunidades de Coqueiro Campo, Campo Alegre, Cachoeira do Fanado e Santana do Araçuaí.

“O lançamento da marca território é o começo de uma nova jornada para os artesãos. Representa um ponto de virada na vida dessas pessoas, que, dentro de uma estratégia planejada, terão a oportunidade de aumentar as vendas e ampliar a renda”, explica o diretor Técnico do Sebrae Minas, João Cruz Reis Filho.  

O evento foi realizado na última quinta-feira (21/10), no Ginásio Poliesportivo Demir Macedo, com a presença de autoridades e representantes de entidades ligadas ao setor. “A marca identifica o trabalho das artesãs como algo único e, a partir de agora, elas terão um rol de ações estruturadas e estratégicas para fortalecer ainda mais essa identidade do Vale do Jequitinhonha”, justifica o gerente da Regional Mucuri e Jequitinhonha do Sebrae Minas, Rogério Nunes.  

Moradora de Turmalina, Anísia Lima de Souza trabalha com artesanato desde criança e conta ser um privilégio ver o fruto da profissão que herdou de sua mãe ganhar lugar de destaque no mercado. “Ter um registro do nosso artesanato, que é uma tradição familiar, é uma conquista que eu nem imaginava que poderia acontecer. Tenho certeza que nosso trabalho vai ser mais valorizado e vai agregar valor às nossas peças”, diz a artesã. 

Aline Silva, artesã de Coqueiro Campo, também aprendeu o ofício com a mãe. Ela vende os produtos nas feiras promovidas por entidades do setor. “Nosso artesanato já é bastante conhecido e acredito que, com a nossa marca território, vai ganhar um maior status. É uma grande honra pra nós artesãos ter esse reconhecimento e fazer parte desse momento histórico”, afirma. 

Parceria 

O Sebrae Minas apoia há cerca de 20 anos um grupo de aproximadamente 120 artesãos na região, a maioria mulheres. A instituição tem atuado em projetos de identidade e origem com o objetivo de dar notoriedade ao território e ampliar o reconhecimento do mercado. Além disso, desenvolve iniciativas de apoio ao acesso a mercados do artesanato regional, dando mais visibilidade e divulgação aos artesãos do Vale do Jequitinhonha em grandes eventos do setor.  

O Sebrae Minas ainda oferece soluções voltadas para a gestão dos negócios e novas metodologias de trabalho, que utilizam a inovação e o design para o desenvolvimento de novas coleções e produtos, priorizando sempre a origem e a tradição local, além da promoção da cultura de cooperação entre as associações de artesãos. 

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui