Copasa investirá R$ 5,5 milhões no saneamento básico de Minas Novas

0

O diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, e o prefeito de Minas Novas, Aécio Guedes Soares, assinaram, em solenidade realizada na cidade, nessa terça-feira (17/8/2021), a ordem de serviço autorizando o início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município.   

Carlos e Aécio – Foto: Divulgação

O empreendimento, que envolverá recursos da ordem de R$ 5,5 milhões, quando concluído no final de 2022, irá contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população, além de favorecer na despoluição dos mananciais da região, uma vez que todo o esgoto coletado será tratado antes de ser devolvido ao rio Fanado.  

Para o diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo, “mais do que falar do volume expressivo de recursos que vamos investir ou das obras que serão executadas, nosso entusiasmo é saber que estamos contribuindo para transformar a vida dos mineiros. Temos focado em cumprir, com seriedade, os compromissos assumidos e estamos tendo a oportunidade de resgatar o nome da Companhia, por meio de ações concretas como essa. A Copasa quer ser parceira, construindo soluções e buscando oportunidades para que o município se desenvolva, a população viva melhor e a Companhia possa prestar seus serviços com qualidade”. 

“Hoje estou muito feliz com esse momento, assinando esta ordem de serviço. Nosso povo merece esse carinho. Agradeço a atenção que a Copasa tem dado ao nosso município e espero poder continuar contando com essa atenção”, finalizou o prefeito Aécio Guedes Soares.

O empreendimento   

O empreendimento contemplará a implantação de cerca de 7.200 metros de redes coletoras de esgoto – tubulações de menor diâmetro que recebem o esgoto dos imóveis; mais de 4,2 mil metros de interceptores de esgoto – redes de diâmetro maiores que transportam o esgoto coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que irá operar com dois reatores, filtros e decantadores. Além disso, será construído um aterro sanitário e feita a interligação de 423 novas ligações prediais de esgoto.

Benefícios do tratamento de esgoto  

O tratamento de esgoto proporciona benefícios sociais, econômicos e melhoria das condições de saúde da população da cidade. Entre outras vantagens, o sistema de esgotamento sanitário habilita o município a receber o ICMS Ecológico, como forma de incentivo para criação de mais áreas de preservação ambiental ou para melhoria das condições dos atuais espaços existentes, o que, consequentemente, proporcionará mais qualidade de vida e saúde para a população local.  

Além disso, a destinação adequada do esgoto evita propagação de doenças de veiculação hídrica; melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e proporciona mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a consequentemente valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região. 

——————
Quer receber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui