Ipatinga decreta estado de calamidade pública por causa das chuvas

0

Situação permite realização de obras sem necessidade de licitação; prefeita vai nesta quinta-feira (26) a Brasília pedir que intervenções sejam agilizadas

A cidade de Ipatinga decretou estado de calamidade pública devido às fortes chuvas que atingem o município desde o fim de semana passado. Segundo a prefeitura, pelo menos 200 famílias estão desabrigadas, e, na tarde dessa segunda-feira (23), já passava de 500 o total de chamados atendidos pela Defesa Civil nos últimos quatro dias. Com o estado de calamidade pública decretado, obras emergenciais serão contratadas, sem necessidade de licitação.

Nesta quinta-feira (26), a prefeita Cecília Ferramenta vai a Brasília para se reunir com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e definir as medidas a serem adotadas. Cecília vai pedir ao ministro agilidade no início das obras de saneamento básico e infraestrutura do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2) aprovadas em outubro.

A situação na cidade preocupa. “Estamos com equipes multiprofissionais nas ruas, 24 horas por dia, para prestar assistência às vítimas e minimizar os estragos. Mas faço um apelo que, ao identificar alguma situação anormal, as pessoas deixem suas casas imediatamente e acionem a Defesa Civil. A prioridade é preservar a vida”, enfatizou a prefeita, que desde a sexta-feira (20) comanda a força-tarefa de atendimento às vítimas das chuvas.

“Desde o início do ano, estamos fazendo estudos e levantamentos da situação enfrentada pelo município, especialmente devido a falta de trabalho preventivo e de contenção nos últimos anos. Já temos projetos aprovados junto ao Governo Federal e agora é conseguir a liberação desses recursos e também de outras fontes de investimentos para solução dos inúmeros problemas que surgiram com as últimas chuvas”, reforçou Cecília Ferramenta.

Fonte: O Tempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui