Arte do Jequitinhonha chega à rede varejista do Brasil

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Os produtos artesanais em cerâmica desenvolvidos nas comunidades Coqueiro Campo e Campo Alegre, em Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, ganharão as prateleiras de todo o país. O negócio envolve cerca de 9 mil peças, compradas por uma grande rede de varejo. 

O grupo de artistas, formado por mulheres de 80 famílias, recebeu R$ 140 mil com a venda, recurso que tem ajudado a enfrentar a crise imposta pela pandemia do coronavírus. “É muito gratificante ver o resultado do trabalho desenvolvido com as artesãs. Por causa da pandemia, não há nenhuma feira de artesanato ocorrendo no país, portanto não há como comercializar.  A conquista dessa venda em grande proporção é a garantia de novas portas e outros mercados”, destaca o superintendente de Desenvolvimento de Potencialidades Regionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Frederico Amaral.

O esforço de logística para entrega das mercadorias em São Paulo foi realizado pela Sede e pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), que descolocaram o caminhão do Programa do Artesanato Brasileiro, do Vale do Jequitinhonha, no Norte de Minas, até São Paulo. “A logística de entrega foi fundamental. Estamos passando por momentos difíceis, com baixa nas vendas e a loja fechada temporariamente. O valor que recebemos irá ajudar muitas famílias”, ressalta a presidente da Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo, Terezinha Lopes dos Santos.

Criação exclusiva

A coleção das peças vendidas para a rede de varejo teve uma criação exclusiva. A inspiração foi baseada na cultura regional, respeitado o processo da tradição e a identidade cultural. Uma campanha publicitária será desenvolvida pela empresa para lançamento de vendas, valorizando o trabalho das comunidades.   

“Estávamos desanimadas com a atual situação. A experiência com essa venda foi muito boa para nós. Estamos felizes com a valorização do artesanato mineiro”, conta animada a presidente da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre, Maria Aparecida Gomes.

A coordenação de logística e o acompanhamento da entrega dos produtos foi realizada pelo diretor de Artesanato da Sede, Thiago Tomaz. “Ficamos felizes de ver que estamos ganhando espaço em lojas de departamento e mostrando a qualidade e a riqueza da cultura mineira”, disse. 

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