A Prefeitura de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, informou por meio do boletim epidemiológico deste domingo (03/05/2020), que todos os pacientes da cidade que contraíram Covid-19 (Novo Coronavírus), e tiveram a doença confirmada por meio de exames, estão curados. Todos cumpriram o isolamento domiciliar e já retomaram suas rotinas.
Segundo a Prefeitura, a informação reflete o trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Governança da Saúde envolvidas na abordagem, diagnóstico, orientação e prevenção ao coronavírus. Desde o momento em que a doença surgiu na China e começou a disseminar, o município se organizou e preparou para a possibilidade de o vírus chegar, instalando uma comissão que teve sua primeira reunião antes do carnaval.
Formada por profissionais da secretaria de saúde, unidades básicas de saúde e do hospital Dr. José Maria Morais, a comissão liderada pela médica infectologista Carmelinda Lobato, buscou informações sobre o vírus e realizou uma série de capacitações de servidores da área, se preparando para a pandemia que ainda estava por vir.
“Isso foi essencial na orientação ao prefeito e aos integrantes do Comitê de Crise, instalado posteriormente, e que resultou em medidas eficazes e definitivas no controle da Covid-19. Uma das medidas consideradas mais eficientes foi a instalação de uma unidade referência coronavírus, na rua Alberto Scharlet, 135. Profissionais capacitados e equipados começaram a atender os casos sob hipótese, fornecendo informações para o rastreio das notificações, dando suporte aos pacientes e às famílias no cumprimento ao isolamento domiciliar, mesmo sem a comprovação do diagnóstico, mas seguindo os protocolos corretos.”, informou a prefeitura.
“Hora nenhuma nós subestimamos a doença que é virulenta e letal quando não são adotadas as medidas corretas. A gente sabia do ocorrido do outro lado do mundo e não podia vacilar. Hoje estamos satisfeitos com os resultados e a nossa curva está sob controle. Vamos manter o foco e trabalhar com responsabilidade”, disse o prefeito Dr. Marcos Vinicius.
Além do rastreio e acompanhamento eficazes dos casos suspeitos, o município investiu na separação de leitos e na preparação da unidade hospitalar como forma preventiva. O espaço para abertura de mais 59 leitos foi disponibilizado ao Estado para qualquer emergência e devem ser equipados em breve conforme promessa do governador Romeu Zema em encontro com o prefeito.
CASOS NEGATIVOS PARA COVID-19
Coronel Fabriciano também tem investido na elucidação dos casos, atingindo atualmente 74,60% de descarte nas notificações. São 382 casos descartados dos 512 notificados. “Estes números nos dão confiança para continuar nas medidas de flexibilização dentro da segurança necessária para controlar a doença e não deixar nossa economia morrer”, concluiu Dr. Marcos.
Boletim epidemiológico – 03/05/2020
Quer saber as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão? Siga-nos no Facebook @aconteceunovale, Twitter @noticiadosvales e Instagram @aconteceunovale.