Virose faz aumentar atendimento no hospital e nos postos de saúde de Capelinha

0

Durante e após as festas de final de ano, aumentou consideravelmente a demanda de atendimento no hospital de Capelinha (MG). Crianças e adultos com quadro de diarreia e vômito passaram por consultas, exames, observações e até mesmo internações. Segundo informações da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo (FHSVP), em um período iniciado no dia 20 de dezembro, foi registrado um atendimento médio diário de 120 pessoas (de casos gerais), e segundo a Secretaria de Saúde, houve aumento de casos de diarreia notificados por dia no hospital, além da ampliação da demanda nos postos de saúde.

A Vigilância em Saúde de Capelinha destaca que “é comum o aumento de doenças diarreicas no verão e período de chuvas”, e que “houve um aumento, no município, no número de casos notificados de doenças diarreicas na última semana de 2019, ascendendo para a primeira semana de 2020”.

CAUSA – Ainda segundo a Vigilância em Saúde, “a situação está em estudo epidemiológico. De acordo com os dados notificados pelas unidades de Saúde até o presente momento, ainda não é possível definir a origem (etiologia, causa), já que não foram identificados, em um primeiro momento, vínculo entre os casos”.

SEM MOTIVO DE ALARDE – A Secretaria de Saúde de Capelinha está monitorando a situação e, segundo informações extraoficiais dos profissionais médicos do município, é possível que tenha havido uma infecção por vírus, devido à evolução dos casos. Porém, todos os casos têm tido bom prognóstico, ou seja, se apresentam sem maiores complicações.

GENTE DE TODO LUGAR – Além dos capelinhenses, foram atendidos no hospital de Capelinha, a partir do dia 20 de dezembro de 2019, com sintomas semelhantes aos de doenças diarreicas, pacientes de diversas cidades da região, como Água Boa, Setubinha, Angelândia, Aricanduva, Veredinha, Malacacheta, Teófilo Otoni e Montes Claros. E ainda de municípios de outras regiões de Minas, como Morada Nova de Minas, Santo Antônio do Rio Abaixo, Nova Serrana e Belo Horizonte. Moradores de outros estados também passaram por atendimento em Capelinha, são de cidades como Campo dos Goytacazes (RJ), Pitangueiras, São Paulo capital, São Bernardo do Campo, Sumaré e Suzano (São Paulo) e ainda de Tapera (RS) e São Domingos do Norte (ES), entre outros.

Hospital de Capelinha – Foto: Divulgação / FHSVP

MAIS QUATRO MÉDICOS

A Prefeitura de Capelinha, através da Secretaria de Saúde, já prepara a contratação de mais quatro médicos. Os profissionais atuarão na Atenção Primária à Saúde (postos), para cobrir férias, licença médica e atestados, e darão suporte, quando necessário, ao hospital.

BH EM ALERTA – A capital mineira, Belo Horizonte, registrou centenas de casos de intoxicação alimentar, provocados pelas altas temperaturas, que favorecem o surgimento bactérias em alimentos.

PREVINA-SE

Em Capelinha, ainda não há a confirmação do que gerou o aumento na demanda do hospital. Porém, é sempre bom ficar atento (a) e seguir estas dicas para evitar intoxicação alimentar:

  • Lave as mãos regularmente: antes, durante e após a preparação dos alimentos; ao manusear objetos sujos; depois de tocar em animais; depois de ir ao banheiro ou após a troca de fraldas; antes da amamentação
  • Selecione alimentos frescos com boa aparência e, antes do consumo, lave-os e desinfecte-os. Uma atitude essencial para evitar problemas é observar a aparência, cheiro e composição da comida
  • Evite o contato entre alimentos crus e alimentos prontos para o consumo para impedir contaminação cruzada
  • Evite ingerir alimentos comercializados em estabelecimentos não inspecionados
  • Mantenha os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais
  • Evite se banhar em rios, lagos, mares e piscinas cuja água seja/esteja contaminada
  • Beba água e/ou gelo apenas de procedência conhecida. Mantenha-se hidratado (a)

EM CASO DE DÚVIDAS, procure seu agente de Saúde, ou o seu posto de referência, ou ainda a Secretaria de Saúde de Capelinha.

VER PRIMEIRO: Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui