Home / Vale do Jequitinhonha / Prefeitura de Itamarandiba é alvo de ciberataque e hackers pedem resgate em bitcoin

Prefeitura de Itamarandiba é alvo de ciberataque e hackers pedem resgate em bitcoin

Os servidores da Prefeitura Municipal de Itamarandiba que chegaram para trabalhar na quarta-feira, pós-feriado de carnaval, depararam com o sistema operacional da área administrativa criptografado, com acesso negado seguido de uma mensagem sugerindo que os responsáveis pela gestão municipal fizessem contato via e-mail e avisando, ainda, que o sistema só seria liberado mediante pagamento em moeda virtual (bitcoins).





De acordo com o departamento de informática da Prefeitura, a invasão ocorreu por volta das 14h do sábado, 02 de março, e o problema afetou diretamente setores essenciais ao desempenho operacional da administração pública, a exemplo os departamentos de Licitação, Compras, Recursos Humanos, Tributos, Tesouraria e outros.

O prefeito Luiz Fernando Alves explicou que a situação tem prejudicado os trabalhos internos e que isso pode promover uma reação em cadeia, visto que o problema impossibilita a Prefeitura de realizar compras, pagar fornecedores e honrar a folha de pagamento. “Os hackers bloquearam o trabalho em setores capitais ao funcionamento da máquina pública. Para se ter uma ideia, ontem, 07 de março, iríamos pagar os servidores da Atenção Básica da Saúde. O dinheiro está na conta, mas devido o ciberataque não foi possível fazer o pagamento.”, lamentou Alves.

Tão logo o problema foi constatado, técnicos se empenharam nas tentativas para restabelecer o serviço. Entretanto, até a tarde de hoje, 08 de março, todo o sistema operacional continuava sem funcionar. Foi lavrado um Boletim de Ocorrência e as investigações sobre o ataque já foram iniciadas.

Técnicos tentam recuperar sistema – Foto: Divulgação/PMI

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Fonte: Ascom Prefeitura de Itamarandiba/Ernane Frois)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>