19 de fevereiro de 2019 - 6:19
Home / Vale do Jequitinhonha / Prefeitura divulga nota de esclarecimento sobre barragens de mineradora em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha

Prefeitura divulga nota de esclarecimento sobre barragens de mineradora em Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha

A Prefeitura Municipal de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, divulgou nota para esclarecer sobre barragens da mineradora Nacional de Grafite no município. Segundo a prefeita Silvana Maria Araujo Mendes, após a tragédia em Brumadinho (MG), os pedrazulenses estão preocupados com a situação dos depósitos de rejeitos instalados no distrito de Araçaji de Minas.





Leia a íntegra da nota divulgada pela prefeita Silvana Mendes: “Diante do trágico rompimento da barragem da Mineradora Vale, em Brumadinho, vitimando centenas de pessoas, todos nós Pedrazulenses estamos preocupados e, naturalmente, precisamos conhecer a situação das barragens da empresa mineradora Nacional de Grafite, sediada em Araçaji de Minas, distrito de Pedra Azul.

Em conversa com a diretoria da referida empresa, pedi alguns esclarecimentos sobre a situação das duas barragens, lá existentes. Na condição de um dos órgãos fiscalizadores, a Prefeitura Municipal de Pedra Azul encaminhou ofício, nesta manhã [28/01/2019], solicitando as documentações comprobatórias das duas auditorias realizadas em 2018, todas externas embora a empresa tenha a opção, por lei, de realizar uma delas internamente.

Temos em mãos o Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), emitido e entregue ao município em outubro de 2018, pela Nacional de Grafite, ao setor de Defesa Civil. Agendamos visita na quarta-feira, dia 30/01, às 14:00h, acompanhados da equipe técnica da empresa, que estará em Pedra Azul nesta data, para averiguações in loco.

O laudo da última auditoria externa, realizada em setembro de 2018, será apresentado e entregue à equipe da Prefeitura Municipal para apresentar aos munícipes ao longo desta semana.

O Diretor me tranquilizou sobre as condições das barragens e corrigiu algumas publicações nas redes sociais sobre a natureza dos rejeitos. A título de informação, no caso da Grafite, os rejeitos são diferentes das do acidente de Brumadinho e Mariana, pois não se trata de metais pesados.

Vista do complexo minerário da Nacional de Grafite em Araçaji de Minas, no município de Pedra Azul (MG) – Foto: Reprodução/Google Earth

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>