Capelinha realiza campanha de doação de sangue

0

A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Hemominas de Diamantina realizam nos dias 14/07 (sexta-feira), de 13h00 as 19h00, e 15/07 (sábado), de 08h00 as 13h00, mais uma campanha de coleta de sangue no município de Capelinha. Um posto de coleta será montado no CEAE (antigo Viva Vida, atrás da Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo), onde também serão cadastrados novos doadores.

O material usado na coleta de sangue é descartável e sem riscos de transmissão de doenças. Todo o procedimento dura, em média, 60 minutos, e é realizado por técnicos do Hemominas. O sangue colhido não faz falta ao doador e é reposto pelo próprio organismo em até 24 horas.

Quem pode doar:
– Pessoas entre 16 e 69 anos
– Quem tem e está com boa saúde
– Quem pesa acima de 50 kg
– Quem dormiu bem na noite anterior à doação
– Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais

Quem não pode doar:
– Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IgM positiva)
– Quem teve exposição a situações de risco relacionado a doenças sexualmente transmissíveis, nos últimos 12 meses
– Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação
– Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação
– Quem já usou alguma vez drogas injetáveis
– Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado
– Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses e após cesárea, seis (6) meses
– Quem fez qualquer exame endoscópico nos últimos (6) meses
– Quem fez cirurgia por laparoscopia, nos últimos seis (6) meses
– Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses
– Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).
– Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação após 12 meses da sua retirada.

Agende sua doação:

Para sua comodidade, a doação pode ser agendada online no site da Fundação Hemominas (www.hemominas.mg.gov.br) ou pelo telefone 155, opção 8. O call center recebe ligações de 7 horas até 21 horas de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, de 7 horas até 19 horas. Agendando sua doação, o cidadão ajudará a distribuir as doações ao longo do horário de atendimento da unidade e pode diminuir o tempo de espera.

Salve vidas:

Seja um doador e salve vidas. Para maiores informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (33) 3516-2477, 3516-2758 e 3516-3843 ou pelo site www.pmcapelinha.mg.gov.br/portal/secretaria-municipal-de-saude. Saiba mais sobre os critérios para doação de sangue no portal www.hemominas.mg.gov.br/doacao.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui