Deputado estadual é hostilizado em Jacinto, no Vale do Jequitinhonha

13

O deputado estadual Dr. Jean Mark Freire Silva (PT) foi hostilizado ao participar de uma consulta pública sobre a criação do Parque Estadual da Pedra Misteriosa, nos municípios de Jacinto e Rubim, no Vale do Jequitinhonha. Mensagens de texto e áudios publicados nas redes sociais, por proprietários de terras localizadas na área onde é proposta a criação da unidade de conservação, afirmam que o parlamentar só não levou uma “pisa” porque ficou calmo.

“O nobre parlamentar Dr. Jean Freire só não levou uma pisa agora a pouco em Jacinto porque tem o sangue frio. Se tivesse alterado um pouquinho a voz, teria saído escorraçado. O competente parlamentar montou um projeto para desapropriar 18 mil hectares de terras nos municípios de Jacinto e Rubim, para criação de um parque, sem nunca ter pisado os pés no lugar. Sem falar que o projeto apresentado foi fundamentado em várias mentiras desmascaradas pelos proprietários. Depois de muitas vaias e desconfianças, o deputado mentiroso aceitou retirar o projeto de votação. Amanhã a audiência será em Rubim (…)”, diz uma mensagem de texto enviada para o WhatsApp do Aconteceu no Vale.

Vídeo registrado por participante da reunião



Nota oficial do Deputado Dr. Jean Freire

Em nota enviada ao Aconteceu no Vale, na tarde desta segunda-feira (12/06), o Deputado Estadual Dr. Jean Freire esclareceu sobre as consultas públicas realizadas com o intuito de debater a criação do Parque da Pedra Misteriosa. Confira a integra do documento:

Na última sexta-feira (09/06/2017), em Jacinto, foi realizada a Consulta Pública por mim proposta para ouvir o povo e, juntos, debatermos sobre o projeto de lei do Parque Estadual da Pedra Misteriosa, nos municípios de Jacinto e Rubim, Baixo Jequitinhonha, Nordeste de Minas. Gostaria de dizer que não houve por parte de ninguém ameaça, violência ou agressividade. O que presenciei foi a manifestação democrática do povo dessas duas cidades, exercendo seu papel legítimo.

Fui recebido para uma conversa esclarecedora e que levou ao melhor desfecho que poderia ter: o pleno estabelecimento da democracia, com a população dos dois municípios exercendo o seu papel legítimo. E assim foi no sábado (10), dia seguinte, em Rubim, onde estive pelo mesmo motivo.

Dr. Jean durante consulta sobre criação de parque (Foto: Divulgação/Dr. Jean Freire)

A consulta pública que naquele momento estava sendo realizada a meu pedido tinha por tão somente a rigidez ao seu significado: pedir a opinião do povo, consultá-lo. É assim que sei trabalhar: saindo do meu gabinete e indo até o povo ouvir seus anseios e esperanças, pisando no mesmo chão, como faço toda semana, andando por todo nosso Estado.

Ouvindo a todos, decidi retirar o projeto, mas com uma contrapartida: que aprovássemos ali a criação de uma comissão composta por representantes diretamente envolvidos na causa para elaborar uma proposta para região que atenda a todos, valorize homens e mulheres, valorize a agricultura familiar e o tão rico meio ambiente. E assim decidimos, após votação democrática.

Talvez uns ou outros queiram difundir que houve intuitos obscuros ou diversos do objetivo real, levados pelo ódio dos que, pelos mais variados motivos, quiseram transformar um trabalho conjunto em uma imposição verticalista típica de outras tão mais obscuras épocas vividas. O momento de nosso país não é fácil e a dor e raiva andam querendo contaminar um ou outro. Mas não será em nós que tomarão pouso.

Fui eleito com a confiança popular e é por ela que seguirei. Será nos trilhos do amor ao próximo que nosso trem continuará na luta pela justiça social, pela preservação do meio ambiente, pela lisura nas ações. Nosso encontro iniciou-se em praça pública, pois é justamente neste tipo de ambiente, próximo a todos, que aprendi a viver e a trabalhar. Repito: no mais, o que pude presenciar foi a mais típica expressão do que acredito, do que tenho como fio condutor do nosso mandato: a democracia sobremaneira.

Este é nosso único interesse, esse é nosso único objetivo e o qual será levado adiante rigorosamente, no que depender de nosso mandato. O respeito àqueles que em mim confiaram é a força motriz de minha atuação.

Caminhando juntos, como foi proposto desde a ideia da consulta pública, tenho certeza de que seremos mais felizes e nossos Vales e nossa Minas Gerais darão ainda mais belos frutos.

Deputado Estadual Dr. Jean Freire, irmão de lutas de todos e de todas.

Dr. Jean durante consulta sobre criação de parque (Foto: Divulgação/Dr. Jean Freire)

Audiências



Ficou sem o iPhone

De acordo com a Polícia Militar (PM), o deputado Dr. Jean Freire, compareceu ao quartel local, por volta das 17h30 de sexta-feira (09/06), para registrar ocorrência sobre o extravio de um iPhone. De acordo com o registro policial, o político afirmou que ao deixar a Câmara Municipal de Jacinto constatou que seu smartphone não estava no seu bolso e nem no veículo.

A PM também registrou que o deputado não soube dizer precisamente o que teria ocorrido. Um Registro de Eventos de Defesa Social (REDS), de extravio de objetos pessoais, foi confeccionado pelos militares.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


13 COMENTÁRIOS

  1. garanto que todas as terras não produz nada são tudo improdutivo e veja o que tem em preservação no parque do alto cariri onde santa Maria e parte da Bahia faz parte. e este deputado estadual merece respeito. peço os senhores que também mostre o trabalho que ele vem fazendo desde que era vereador em itaobim. obrigado a todos.

    • Conheço bem está região, sofrida, pobre; esses parlamentares, deveria preocupa e com educação, saúde, segurança pública; dentre outras necessidades, que esse povo valente e ordeiro, jamais abandonou suas origens. Deputado sem projeto e assim, alienado aos Ptbas. Nem parece que é filho de Itaobim/MG. Portanto, deveria apresentar algo que evitasse a evasão rural, por falta de apoio destes político (a) s que só preocupa em seu próprio negócio…

  2. Bom dia. Apreciei a atitude dos moradores desta nobre cidade, em não permitir que este político incoerente, firmasse este projeto da construção deste parque, desapropriando as áreas. É por ai. Todos estes parlamentares eleitos por nós, tem que trabalhar em prol dos eleitores e não contra, principalmente em benefício próprio. Temos que demonstrar para esses tais, que somos capaz, muito capaz e auto suficientes, para lutarmos e requerermos nossos direitos.

  3. O nobre deputado estava na cidade para ouvir o povo como o nome diz “audiência”.
    Força DR. Jean sabemos da sua seriedade e honestidade e acima de tudo o quanto quer o bem do Vale e do nosso povo!

  4. Acredito que Dr Jean foi pelas peculiaridades do local.Serras,muito altas,q serve para turismo rural e aventuras.Poderia adotar um plano B,onde as pessoas poderia morar e produzir,mas que seguisse um diferencial ambientalismo.Proteger miomas,arborizar todo o terreno com árvores da região oferecidas p IEF/IBAMA.Os fazendeiros poderiam produzir mas com uma outra visão,:proteger e arborizar seu habitat.

  5. Bem feito. O deputado Dr. Jean foi cantar de galo em território onde não teve voto e sem conhecer a realidade de uma região constituída de montanhas de granito até o limite do município de Rubim na qual também tem a mesma proporção de montanhas….agora me pergunto…criar parque pra quê??Existe potencial turístico inexplorado?Isso é papel da Prefeitura Municipal de Jacinto e da Prefeitura Municipal de Rubim divulgar suas montanhas assim como minha cidade,Pedra Azul vem fazendo há mais de anos com o tombamento dos cartões-postais da cidade: Pedra da Conceição, Pedra do Cruzeiro, Pedra da Montanha, Pedra da Rocinha,Pico Forno-de-Bolo e Pedra da Cabeça Torta(inspiração do imortal Nelson Faria em seu célebre livro). No mínimo o senhor deputado querendo aparecer e se autopromover em municípios que ele busca reduto mas não consegue, pois a cultura do Baixo Jequitinhonha é totalmente diferente do Médio Jequitinhonha,hein senhor deputado?Uma região na qual outros filhos do Vale do Jequitinhonha tais como
    José Ferraz da Silva(natural de Santa Maria do Salto,viiznha à Jacinto) e Márcio Kangussu(este filho de Joaíma só não só conseguiu mais porque o aloprado do “desgovernador”Itamar Franco pisoteava nele à mando do PMDB, graças à Newton Cardoso e seu sangue vingativo)representavam mas nunca buscava meios para aparecer e representar a região e buscar meios e alternativas para valorizar o turismo local do Baixo Jequitinhonha….só uma cagada dessas para querer fazer nome e ainda sabendo que há pequenas propriedades….para onde é que eles vão??As cidades sofrem com o êxodo rural e abrir mão das suas moradas para dar lugar à um parque ecológico sem fim nenhum…ACORDA DEPUTADO!Tá desesperado!!!!Como dizia um ditado popular dos meus bisavós….BOI NO PASTO DOS OUTROS É VACA!!!E senhor deputado….vira às costas para Itaobim e todo o Médio Jequitinhonha que ajudou à te eleger para querer impor suas burrices de aparição em outros cantos e recantos do nosso sofrido Vale????É DESESPERO E MEDO DE NÃO SER REELEITO DEPUTADO EM 2018 BATENDO NA PORTA!!!!!!!!!!!

  6. Muito bem deputado….faça seu meio-de-campo em Almenara,pois o leite derramado em Itaobim secou, e em Medina ficou antipatizado com sua articulação burra na qual ajudou Vavá se eleger prefeito, fazendo que o x-prefeito Robinho Machado abandonasse Charles Felizardo para apoiar Dr. Oleir….e seu eleitorado feito “bosta de marinheiro” em alto mar aqui em Pedra Azul se dividiu em votar entre os esquerdistas no 22 e os populistas no 25!Aqui vai ser igual dona Maria que levou atrás da horta…FUMO!!!!!!!!!!!!!

  7. Almenara é reduto de defensores de voto distrital e cultura de votar em deputados da região na qual José Ferraz entre 1986 até 1997 foi deputado majoritário conseguindo tudo que a cidade precisava, pois embora sendo de Santa Maria do Salto,mas foi criado em Almenara. Para ele tiro meu chapéu porque Almenara só é pólo graças à ele- e em cima da desgraça política de Pedra Azul pois os cabos eleitorais eram opositores ferrenhos de Orlando Ruas e Manoel dos Passos Gusmão, articulando as saídas de autarquias regionais para Almenara,pois a oposição liderada pelo PMDB teve caráter PROVINCIANO aqui em Pedra Azul-, e não é por isso que desmereço José Ferraz e sim enalteço porque Almenara chegou à ser a atual Princesa do Vale graças à ele. E também Márcio Kangussu,filho de Joaíma, homem inteligentíssimo de alto Q.I, que sabia articular e conjunturar a política à níveis estaduais e federais. Joaíma se tornou referência além da sua “Doutrina da Aliança”,a capacidade política de Márcio Kangussu,sendo prefeito de Joaíma e secretário-geral do PMDB em 1988,secretário-adjunto de Educação no governo Newton Cardoso, prefeito de Joaíma e presidente da AMM-Associação Mineira dos Municípios-em 1993 e ainda licencia-se do cargo para ser secretário de Assuntos Municipais no governo de Eduardo Azeredo,e em 1998, com as credenciais do então governador Eduardo Azeredo se candidata com sucesso à deputado estadual e Almenara teve uma votação estrondosa na qual ele conseguiu uma Banca Examinadora do DETRAN em 2001 e articular mais cursos universitários para Almenara. E o caráter do almenarense em votar em filhos do Vale pode ajudar muito você, Dr. Jean Freire…porém reza muito para que Roberto Botelho, atual prefeito de Jequitinhonha não renuncie para candidatar à deputado,senão….seus votos serão os votos para Roberto como aconteceu em 2014, na qual ele venceu até Gustavo Correa,candidato da ex-prefeita Fabiany Ferraz!Reza muito, deputado….para que não saia,pois você contentará com o voto dos almenarenses!!!!

  8. Havia esquecido de Marcos Peixoto,que foi apoiado pelo grupo atual de Dr.Manoel Francisco, Carlito Costa e Roberto Magno, na qual articulou e fundou a AMBAJ-Associação dos Municipios do Baixo Jequitinhonha,e mesmo sendo contra Tancredo Neves no Governo do Estado….pelo menos soube honrar os votos dos almenarenses.

  9. Dr. Jean….honre a população de Almenara que é sedenta de esperanças, e inclusive o prefeito Ademir Gobira tá fazendo um ótimo trabalho…e é hora de fazer seu meio-de-campo aí em Almenara,deputado!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui