Primeiro Encontro Cultural Cachaça com Mandioca movimenta BH neste sábado

0

Tambores e ritmos, tradição e reencontro: uma profusão de cores, sons e sabores. O 1º Encontro Cultural Cachaça com Mandioca, dia 10 de junho, no Iate Tênis Clube em Belo Horizonte, vai reunir o que há de melhor na cultura, arte, gastronomia e hospitalidade mineira e de Sabinópolis.

Localizada no Vale do Rio Doce, Sabinópolis é conhecida por ser uma cidade acolhedora, produtora de boa cachaça tipo exportação, queijo minas artesanal da região do Serro e fabricante de uma das melhores farinhas de mandioca artesanal de Minas Gerais.

Na cultura evidenciam-se os grupos de Congado, Caboclada, Marujada e os Blocos Caricatos. O congado que também é conhecido como congo ou congada, é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais.

Os Caboclos é uma representação do povo indígena que com cocares de penas, rostos pintados e muitos adereços executam um bailado ritmado ao som de pancadas de flechas e arcos, uma série de saltos e troca pés ao som de tambores e sanfonas. A Marujada trata-se de uma manifestação que representa as façanhas marítimas portuguesas, na época das grandes navegações. As vestimentas são inspiradas nos uniformes militares da Marinha, e os integrantes do grupo cantam e tocam instrumentos de corda, pandeiros, xique-xiques, sanfona e caixas de couro. A dança são passos cadenciados e sugerem um movimento de combate. Em Sabinópolis a Marujada representa a Esquadra Portuguesa que converte os Caboclos (índios) à fé católica e homenageiam Nossa Senhora do Rosário. Nos grupos caricatos destaca-se o Boi de Balaio, ou Bumba meu Boi, folguedo tradicional do Norte e Nordeste do Brasil, que foi incorporado há mais de quatro décadas as festas tradicionais de Sabinópolis. Chama a atenção pela irreverência e apelo estético, principalmente dos jovens integrantes. Ao som de sanfonas e batuques, o boi dança pelas ruas, uma brincadeira que traz em sua essência uma parte primorosa da nossa história: a eterna luta do homem para domar o boi, fonte de vida para muitas comunidades, como a de Sabinópolis.

É sabido que os sabinopolenses têm no sangue e na alma a musicalidade, um exemplo disso que é o compositor Ary Barroso tinha como pai um sabinopolense, João Evangelista Barroso.

Neste encontro teremos 11 apresentações musicais de artistas de Sabinópolis. O cantor e compositor Tino Fernandes, com várias músicas autorais gravadas por artistas renomados e o Alexandre Resende, sambista de mão cheia, prepara-se para lançar seu primeiro CD, como algumas músicas autorais. Nas bandas o destaque é a Triburbana que já esta no mercado musical há 16 anos e realiza shows por toda Minas Gerais.

No Encontro da Cachaça e da Mandioca haverá exposições de Artes Plásticas, destacando-se as obras sacras do escultor Vanderlei Sena e as pinturas do designer Flaviano Souza, entre outros. Será uma oportunidade de encontrar amigos, contar causos, apreciar uma boa música, a arte e a cultura mineira, além de degustar excelente cachaça e saborear o que há de melhor culinária mineira.



VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Por Cássia Queiroz – Produtora Cultural)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui