Padre natural de São João Evangelista é nomeado bispo no Mato Grosso

2

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã de quarta-feira, 10 de maio de 2017, a decisão do Papa Francisco em nomear bispo da vacante diocese de São Luiz de Cáceres (MT) o padre Jacy Diniz Rocha, do clero de Guanhães, atualmente pároco da paróquia Santo Antônio, em Coluna.

Natural de São João Evangelista, padre Jacy Diniz Rocha nasceu em 29 de agosto de 1958. Estudou Filosofia em Brasília e Teologia em Brasília, Barra (BA) e Belo Horizonte. Foi ordenado presbítero no dia 26 de maio de 1984.

Com o objetivo de fazer um tratamento continuado na capital mineira, pediu incardinação na diocese de Guanhães e, em julho de 2003, foi acolhido pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira. Na sua diocese de origem, trabalhou nas cidades de Ferros, Virginópolis, Santa Maria do Suaçuí, Sabinópolis, Guanhães e Coluna, onde é pároco atualmente. Entre os serviços desenvolvidos na diocese de Guanhães, destacam-se a coordenação diocesana de Pastoral, o Colégio de Consultores, a Pastoral Presbiteral e a coordenação da Escola Diocesana de Teologia Pastoral.

Jacy Diniz Rocha é natural de São João Evangelista (Foto: Divulgação)

Carta de Dom Jeremias

OFERECEMOS DA NOSSA POBREZA PARA ENRIQUECER A IGREJA

Foi com alegria que recebi a notícia da nomeação do Pe Jacy para ser o Bispo da Diocese de São Luís de Cáceres, no Estado do Mato Grosso. Mais uma vez a Diocese de Guanhães oferece de sua pobreza para enriquecer a Igreja, que necessita de Pastores para cuidar do Povo de Deus! Somos um clero pequeno! A Messe que o Senhor nos confiou é grande e os operários são poucos! Há quase cinco anos atrás a Diocese de Guanhães ofereceu à Diocese de Araçuaí Dom Marcello Romano. Sem dúvida, sentimo-nos valorizados e enriquecidos cada vez que podemos colaborar atendendo aos apelos do Senhor! Acreditamos que a Providência do Bom Deus, Compassivo e Misericordioso sempre nos acompanha! Pedimos ao Cristo, Bom Pastor e Porta do Rebanho que nunca faltem verdadeiras e santas vocações. Que a Providência e a Misericórdia estejam sempre presentes em nossas vidas. Presente na nossa Diocese de Guanhães que já enviou Dom Marcello Romano e que agora envia o Monsenhor Jacy, que em breve será Dom Jacy Diniz Rocha. Seja feliz Mons. Jacy! Coragem é a nossa palavra de ordem! A nossa missão de Pastores é árdua! Tem espinhos e pedras no caminho, mas também tem perfumes e flores, e principalmente as Graças e as Bênçãos do Senhor que nos chama e que nos confia tão grande missão, apesar de nós mesmos! Cuide bem do clero e do rebanho que Deus está lhe confiando, e certamente, será também muito bem cuidado por todos! Deus lhe abençoe!

Dom Jeremias Antonio de Jesus
Bispo Diocesano
“Fiat Voluntas Tua!”

Carta de Monsenhor Jacy Diniz Rocha

Prezado Sr. Bispo Dom Jeremias Antônio de Jesus
Senhores Padres, Religiosos (as), Seminaristas,
Coordenadores de Pastorais, Lideranças eclesiais e
Povo de Deus da Diocese São Miguel de Guanhães.

Acolho o convite do Santo Padre o Papa Francisco para o episcopado com temor por causa de minhas limitações e fraquezas, mas confiança e alegria, pois sei que posso acreditar na misericórdia e na graça do Senhor que sempre esteve ao meu lado.

Espero poder servir à Diocese de São Luiz de Cáceres MT trabalhando com todas as minhas forças pelo bem da Igreja, do presbitério, dos religiosos e pela porção do povo de Deus que me está sendo confiada.

Sou grato a Deus que sempre me confiou grandes coisas. Tenho que agradecer a muitas pessoas e instituições que me ajudaram ao longo de minha caminhada: A minha família, a Diocese de Barreiras/BA com seu presbitério, o seu primeiro Bispo Dom Ricardo Weberberger (falecido) que me ordenou sacerdote. A Diocese de Guanhães, o seu presbitério e Dom Emanuel que me acolheu na volta para a Diocese de origem. Dom Jeremias e os colegas padres meus companheiros de missão. Um agradecimento especial a todo o povo de Deus nas diversas Paróquias por onde passei na Bahia e nestes últimos 15 anos no Estado de Minas Gerais: As Paróquias de Ferros, Virginópolis, Santa Maria do Suaçuí, Sabinópolis, Guanhães e atualmente Coluna. Em todos os lugares o povo sempre foi muito caridoso com minhas limitações, me apoiando e perdoando-me sempre.

Muito pouco conheço da Diocese de São Luiz de Cáceres, mas vou com disposição de servir somando-me ao irmão Bispo Emérito e aos presbíteros, aos religiosos e lideranças eclesiais da Diocese e região com os quais vou caminhar. Generosa foi a acolhida do Senhor Bispo Dom José Vieira de Lima, atual Administrador da Diocese de Cáceres, que me trouxe alento nestes dias de silêncio e apreensão.

Peço as orações de todos para que eu seja fiel ao chamado e que possa levar o abraço amoroso do Pai por onde eu for e em especial àqueles que me foram confiados.

Coluna, 10 de Maio de 2017

Histórico do Monsenhor Jacy Diniz Rocha

Pe. Jacy Diniz Rocha é Filho de José Neto Rocha (falecido) e Eunice Silva Diniz Rocha, nascido no distrito de Nelson de Sena, município de São João Evangelista, Minas Gerais, aos 29 de Agosto de 1958. Foi batizado no mesmo ano na Cidade de Dom Joaquim/MG. Estudou o primário na Escola Estadual Major Lermino Pimenta no distrito de Nelson de Sena, município de São João Evangelista. Estudou no Seminário de Diamantina por três anos. Em 1975 transferiu-se para Brasília e dois anos depois entrou para o Seminário Nossa Senhora de Fátima onde concluiu o segundo grau e o curso de Filosofia.

Numa missão de férias, conheceu a Diocese de Barreiras e, como seminarista, nela pediu ingresso em 1981. Estudou dois anos no Seminário da Barra, BA e por fim, concluiu seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte. Foi ordenado Diácono no dia 10/12/1983 na Catedral São João Batista pelo Bispo Diocesano de Barreiras, Dom Ricardo Weberberger. Em março de 1984 concluiu a convalidação de sua licenciatura em Filosofia e no dia 26/05/1984 foi ordenado Presbítero no distrito de Nelson de Sena, São João Evangelista, pelo Bispo Diocesano de Barreiras.

Na Bahia trabalhou na cidade de Tabocas do Brejo Velho, no Bairro de Barreirinhas em Barreiras, no Bairro Sandra Regina em Barreiras, na cidade de Formosa do Rio Preto e na cidade de São Desidério. Assumiu várias atividades Diocesanas como a Pastoral Vocacional, a Cáritas, a Pastoral do Menor, a Coordenação de Pastoral e a Representação do Clero.

Com o objetivo de fazer um tratamento continuado em Belo Horizonte, pediu incardinação na Diocese de Guanhães, MG e em julho de 2003 foi acolhido pelo Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira e seu presbitério. Na sua Diocese de origem, trabalhou nas cidades de Ferros, Virginópolis, Santa Maria do Suaçuí, Sabinópolis, Guanhães e Coluna, onde é Pároco atualmente. Entre os serviços desenvolvidos na Diocese de Guanhães, destacam-se a Coordenação Diocesana de Pastoral, o Colégio dos Consultores, a Pastoral Presbiteral e a Coordenação da Escola Diocesana de Teologia Pastoral.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Via Rádio Vida Nova FM)

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui