Mesmo sem dinheiro, cidades históricas de Minas Gerais garantem carnaval 2017

0

O carnaval de 2017 está garantido na maioria das cidades históricas de Minas Gerais. Apesar de uma dívida de aproximadamente R$ 48 milhões, a prefeitura de Ouro Preto garante que o carnaval vai acontecer. A palavra é do secretário de Turismo, Indústria e Comércio da cidade, Felipe Guerra. Durante a semana da folia, passam pela cidade cerca de 70 mil turistas por dia vindos de todas as partes do mundo.

No entanto, Guerra diz que o município conta com investimento de empresários de todo o país para realizar a folia. “Herdamos uma dívida de R$ 48 milhões, então a preocupação inicial é com a saúde, com a educação e com assistência básica. Então, é dever da secretaria captar recursos externos para que a gente tenha um carnaval sem perder a qualidade”, afirmou.

“A gente sabe da importância econômica para o comércio, para o turismo, a rede hoteleira toda tomada. O produto carnaval é muito forte em Ouro Preto. Já tivemos um dos melhores carnavais do Brasil durante um tempo e a gente pretende voltar a isso nesses quatro anos de gestão. Começando um pouco menor, porque acabamos de assumir e temos essa dívida absurda para resolver”, acrescentou.

Ainda segundo Felipe Guerra, a prefeitura de Ouro Preto espera não precisar arcar com o carnaval deste ano na cidade. “Que a gente consiga fazer um carnaval só com recursos externos vindos da Lei de Incentivo e de empresas de todo o Brasil”, ressaltou.

“Já temos conversas em andamento e cartas de intenção de algumas empresas. Temos uma empresa que ganhou a licitação do carnaval em agosto do ano passado. Não tem susto nenhum, temos certeza que teremos a garantia dos patrocínios. Não sei na ordem de qual valor ainda”, completou.

Mariana

Diferentemente do ano passado, quando houve homenagem às vítimas da tragédia da barragem da Samarco, o carnaval em Mariana vai voltar à tradição em 2017. É a expectativa do secretário de Cultura e Turismo do município, José Luís Papa.

“Jamais vamos nos esquecer de tudo o que aconteceu, da tragédia, das perdas que tivemos. Mas acho que a vida tem que continuar e nós vamos, mais uma vez, fazer um carnaval família. Queremos que as pessoas vão à Mariana e possam viver um carnaval com tranquilidade”, frisou.

Sabará

Fortalecer o carnaval de rua junto com as escolas de samba será o tom neste ano em Sabará. “Neste ano, a gente quer fortalecer a cultura da cidade, que são os blocos caricatos, o carnaval em que as pessoas vão às ruas para pular, se fantasiar, correr, desfilar pelas ladeiras, e também das tradicionais escolas de samba que têm no município”, declarou o vice-prefeito Lucas Silva.

Porém, ainda segundo o vice-prefeito, será um carnaval com cautela em Sabará ainda por causa da crise que atinge o município. “O momento de dificuldade financeira é grande e a gente tem que ter muita seriedade com esse gasto, sobretudo durante o carnaval. Obviamente, não vamos deixar que aquilo que é bom na folia se perca”, observou.

Diamantina

Carnaval é de fato o evento carro chefe de Diamantina. Não é por acaso que aqui se reúnem foliões de todo o Brasil que sobem e descem as ladeiras da cidade natal de JK, durante os cinco dias de folia. Os preparativos para o Carnaval 2017 já começaram e este evento vem sendo pensado para agradar a todos.

“Faremos um carnaval espelho de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, com o resgate do que nós somos: da nossa cultura, da nossa arte, da nossa música” – afirma o Prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque.

A Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Márcia Betânia Oliveira Horta adiantou que o carnaval já está na mesa do prefeito como uma das prioridades. Segundo ela, o evento será voltado para a valorização da tradição local que é grandiosa e, por sinal, o sustento do carnaval até os dias atuais.

Ações vêm sendo discutidas entre a Prefeitura, a Secretaria e parcerias. Márcia Betânia conta que haverá uma programação com grupos, bandas musicais, os tradicionais blocos caricatos e que a organização está sendo construída, portanto, aberta a sugestões. Garante ainda que serão apresentadas atividades envolvendo as bandas de música, inclusive dos distritos.

Márcia destaca que este será um carnaval diamantinense, respeitando a identidade construída ao longo dos anos e, mesmo com todas as dificuldades iniciais de gestão, o evento será realizado da melhor maneira possível e convida: “podem preparar suas fantasias (inclusive, as melhores serão premiadas) para curtirem a folia”.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Clique em curtir no endereço www.facebook.com/aconteceunovale ou no box abaixo:


(Com Rádio Itatiaia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui