Homologado o resultado final do Concurso Público para médico do HUCF

0

Foi homologado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o resultado do Concurso Público para Médico Universitário, do Hospital Universitário Clemente de Faria. Foram aprovados 97 candidatos em 32 especialidades médicas. A solenidade de homologação foi realizada nesta terça-feira (27/12), no auditório do HUCF.

O ato foi presidido pelo reitor João dos Reis Canela e pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza, que enalteceram a importância do acontecimento para a melhoria das ações do HUCF.

A relação do nome dos 97 aprovados foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais, desta terça-feira (21/12). Uma das áreas não teve candidato aprovado e em outra, a quantidade de aprovados foi abaixo do número de vagas.

Eles concorreram às vagas para as cargas horárias de 12 e 24 horas semanais. “O Concurso Público resulta de um trabalho de articulação junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e que contou “com a determinação e credibilidade do reitor João dos Reis Canela”.

Ele destacou que o concurso proporciona um ganho extraordinário para os médicos que, além da segurança funcional e previdenciária, terão a equiparação salarial com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

José Otávio lembrou que os trabalhos para a realização do Concurso Público para Médico Universitário foi iniciado em 2013, quando o HUCF recebeu a visita de uma comissão da Seplag, que verificou as condições do Hospital e a necessidade de promoção do referido processo seletivo, analisando também as perspectivas de crescimento do hospital.

Em dezembro de 2015, o concurso foi autorizado pelo Governo do Estado e as provas foram aplicadas em julho de 2016. Salientou que também será proporcionada uma grande melhoria nas ações do HUCF, o único da região com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que terá um corpo clínico efetivo e mais comprometido com a instituição.

O reitor João dos Reis Canela enfatizou que, ao promover o concurso, a Unimontes atende o preceito da Constituição Federal e “oferece aos profissionais médicos a oportunidade e a opção de trabalharem com a garantia da seguridade social”. Ele também enalteceu que a Universidade e o HUCF contam com a parceria do Ministério Público – o “guardião-mor da aplicação da lei”.

Outros concursos

O reitor disse que o certame para a admissão médicos é o primeiro de outros concursos semelhantes que deverão ser realizados no âmbito do HUCF. “Pois, sabemos que o grupo de médicos aprovados nesse concurso ainda é insuficiente para atender todas as demandas. Certamente, teremos que continuar trabalhando para que outros concursos venham ser realizados”, assegurou.

Por sua vez, o vice-reitor Antonio Alvimar Souza lembrou que iniciativas como o concurso público visam garantir o pleno funcionamento do HUCF. “O nosso hospital está ficando de cara nova, com qualidade no ensino e no atendimento na área de saúde”, observou.

Próximos passos

O diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da Unimontes, Alysson Danilo Dantas Silva, explicou que, com a homologação, oficializada também com a publicação no “Minas Gerais” desta terça-feira (27/12), a Reitoria enviará a documentação para a Advocacia Geral do Estado (AGE), que vai avaliar a legalidade do concurso. Após o parecer da AGE, haverá o encaminhamento para a nomeação e início da posse dos profissionais aprovados.

Dentro do que estabelece a lei, enquanto não é efetivada a nomeação e posse, o Hospital Universitário pode contratar os aprovados no concurso em caráter temporário – mediante a assinatura de contratos administrativos, para suprir as necessidades de funcionamento da instituição e assegurar o atendimento à população.

Expectativa

A homologação foi comemorada pelos aprovados no concurso público do HUCF como Katya Regina Gandra Lafetá. “Com o concurso teremos assegurada a estabilidade funcional. Também haverá a garantia do atendimento efetivo à população, sem problemas no cumprimento das escalas de plantão”, diz Katya Regina, aprovada para a área de Ginecologia e Obstetrícia.

A especialidade com maior número de aprovados no certame é a de Pediatria (20 médicos) seguida de Anestesia (15). Na área de Ginecologia e Obstetrícia foram aprovados 14 profissionais no concurso público do HUCF, que prevê, ainda, o preenchimento de vagas em outras 29 especialidades, entre as quais: Ortopedia, Clínica Médica, Cirurgia (Geral, Pediátrica, Torácica e Plástica), Anestesiologia, Dermatologia, Geriatria, Oftalmologia, Infectologia, Neurocirurgia, Psiquiatria, Patologia e Urologia. (Agência Minas)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Acesse www.facebook.com/aconteceunovale e clique em curtir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui