Bacia do Velho Chico tem muitas opções para quem quer aproveitar as férias

0

A pedida do fim de ano é aproveitar o sol e o calor do verão. Esse é o melhor período para conhecer e desfrutar das cidades ensolaradas do Brasil e, claro, da bacia do rio São Francisco. Existem muitas opções de passeios por toda a extensão do Velho Chico, que incluem diversão, banho de rio, cultura e culinária para toda a família.

Duas opções que não causa arrependimento a quem escolhe são as cidades de Bom Jesus da Lapa e Paulo Afonso, no Estado da Bahia. A primeira é conhecida como a capital baiana da fé, já a segunda é referência de paisagens deslumbrantes e até esportes radicais.

Mas, em toda a extensão do São Francisco, é possível desfrutar da rica natureza e de toda bagagem cultural que só a bacia hidrográfica brasileira pode oferecer. Só não deixe de preservar e cuidar dos lugares por onde passa para não causar impactos negativos à natureza. Não deixar rastros é um ato de amor.

Velho Chico tem muitas opções para quem quer aproveitar as férias (Divulgação/CBHSF)

Ética ao ar livre

Estar em contato com a natureza renova a alma de qualquer um e pesquisas atestam que faz muito bem à saúde, mas visitar uma área de preservação ambiental requer alguns cuidados para que o impacto seja mínimo à natureza.

Para obter uma convivência responsável com o ambiente natural é preciso ter consciência da dimensão do que a falta dela promove, o que muitos ignoram por achar que o resultado de tais consequências será longínquo, que não poderá atingir nem a eles próprios e nem a sua família.

Quando for realizar trilhas ou participar de acampamentos, cuide dos locais por onde passa, preserve o ambiente para que outras pessoas futuramente possam também apreciar, renovarem a alma e se sentirem bem.

Para isso, não use atalhos, mantenha-se nas trilhas pré-determinadas, assim não causará erosão e destruição da vegetação. Os locais para acampar são encontrados e não construídos, não corte ou arranque a vegetação. Remova todas as evidências da sua passagem, traga o seu lixo de volta, inclusive o papel higiênico utilizado, coloque-o em um saco plástico, amarre-o e traga-o de volta, não enterre e nem queime.

Não use sabão e nem lave utensílios em fontes de água nem próximo a elas, respeite os animais, observe-os a distância. Não deixe rastros e, com isso, estará colaborando para manter o equilíbrio ecológico do seu planeta.

Velho Chico tem muitas opções para quem quer aproveitar as férias (Divulgação/CBHSF)

VER PRIMEIRO

Receba as notícias do Aconteceu no Vale em primeira mão. Acesse www.facebook.com/aconteceunovale e clique em curtir.

(Fonte: CBHSF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui